Welsh Corgi Pembroke
Originário da Grã-Bretanha, é o cão preferido da rainha Isabel II. Apresenta uns membros muito curtos, quando comparados com o comprimento do seu corpo. O seu peso varia entre 10 e 12kg. Inicialmente era um cão de trabalho e de guarda, apresentando ainda hoje muitos desses instintos. A sua cauda assemelha-se à de uma raposa e o seu nome “Corgi” significa cão pequeno.
Saúde: Globalmente, é um cão saudável. Mas existem algumas doenças às quais está mais predisposto: obesidade, hérnias discais, problemas oculares, epilepsia, displasia da anca e doença de Von Willebrand.Sociável: A socialização deve começar o mais cedo possível. Não é muito amigável para com estranhos nem para com outros animais, mantém ainda hoje o seu instinto protetor. É, no entanto, um grande companheiro capaz das melhores brincadeiras.Treino: Inteligente, mas pouco obediente. Necessita de um treino intenso para impedir que o seu carácter dominante prevaleça.Atividade: Criado como cão de trabalho, continua a ter necessidade de se manter ativo e entretido. Deve ser constantemente estimulado física e mentalmente. Apartamento: Apesar de pequeno, um apartamento não é o seu habitat preferido. Pode habituar-se, no entanto ele gosta de ter um jardim onde possa correr e brincar à vontade.
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
-20% para experimentar sem compromisso
Temperamento
Ativo, inteligente e corajoso, o seu tamanho pode enganar. Criado como cão de trabalho e de guarda, continua ainda hoje com o seu instinto protetor. Necessita de uma socialização precoce para aceitar estranhos ou outros animais. No entanto, com o dono, adora uma boa brincadeira.
Saúde
A sua maior predisposição é para patologias osteoarticulares. Devido à sua pequena altura, mas grande comprimento, a sua coluna está sujeita a forças extremas. Assim, as hérnias discais são o seu problema mais comum. Por causa disto, este cão não deve ser sujeito a excessivos movimentos, como subir escadas e saltar de e para o sofá. A obesidade, problemas oculares, epilepsia, displasia da anca e doença de Von Willebrand (problema de coagulação) são outras doenças às quais também se encontra predisposto..
Estilo de vida
Grande companheiro do seu dono, mas muito protetor. É um cão que gosta de se manter ativo. Poderá ter tendência para ladrar muito, devido ao seu instinto de guarda. Poderá adaptar-se a um apartamento, mas uma casa com jardim será a sua preferência. Necessita de um espaço para fazer exercício e se manter em forma. No entanto, não deve ter obstáculos que o obrigue a saltar repetitivamente.