Boiadeiro de Berna
Donos de uma coragem insuperável e muito carinhosos. Originários da Suiça e fazem parte da imagem deste país. É uma raça muito polivalente, antigamente eram utilizados para guardar e como cão de pastoreio, nos dias de hoje, além de um óptimo cão de companhia, tabém são muito vistos como cães de salvamento. Os Pastores de Berna também são conhecidos como Bouvier Bernois, têm uma pelagem caracteristica tricolor (branco, preto e avermelhado), em adultos atinguem um peso entre os 40kg e os 50kg e a sua esperança média de vida é de 10 anos.
Saúde: As principais preocupações de saúde desta raça são os problemas articulares, torção gástrica e, com a idade, têm tendência ao aparecimento de alguns cancros. O pelo deve ser escovado 1 vez por semana para que se mantenha saudável. Sociável: Muito dócil, tranquilo e carinhoso tornam esta raça um excelente cão de família. Adoram brincar com crianças e tem um bom sentido de proteção/guarda. É uma raça que se dá bem com outros animais. Treino: Apesar de serem um pouco teimosos, são uma raça que é bastante fácil de educar. São uma raça muito inteligente e sempre predisposta a aprender. A educação deve ser iniciada logo desde pequeninos.Atividade: Precisam de atividade física diária, pelo menos 30 minutos de caminhada. Gostam de ser estimulados mentalmente também.Apartamento: Sendo um cão de grande porte, não estão aconselhados para viver num apartamento. Contudo, se a sua vida familiar for muito ao ar livre e cheia de exercício físico, estes cães conseguem adaptar-se ao apartamento, pois a seguir ao exercício são cães que gostam de descansar e são animais sossegados.
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer... Descubra a comida ideal para o seu cão, desenvolvida à sua medida.
-30% para experimentar sem compromisso com o código OS30
Temperamento
Animais que tem um óptimo temperamento para serem cães de família. Adoram crianças, são dóceis, calmos e leais. Bons cães de guarda. São uma raça de se dá bastante bem com outros animais. Bastante inteligentes e se separados, durante longos períodos do dono, podem tornar-se animais ansiosos.
Saúde
Estão predispostos a desenvolver patologias articulares, como displasia da anca ou cotovelo. Por serem animais de grande porte, podem sofrer de torção gástrica, ou seja, o estômago pode ficar virado ao contrário e trata-se de uma emergência veterinária. Para prevenir esta patologia, não deve oferecer a refeição antes do exercício físico. Com o avançar da idade, são uma raça que tem a tendência ao aparecimento de tumores (mais comum, mastocitoma).
Estilo de vida
São um cão seguro, tranquilo e muito carinhoso. Adoram o seu dono e separarem-se dele, por muito tempo, pode tornar-se um cão muito ansioso. Gostam de brincar e de ser desafiados, pois são cães muito inteligentes. Precisam de atividade física diária, adoram caminhadas. Ao chegarem a casa, após estas caminhadas, gostam muito de estar no cantinho deles a descansar. Bons para as crianças e outros animais. Óptimos guardas.