Caniche
O Caniche é uma raça criada em França e pensa-se que pode ter descendido de cruzamentos de diferentes raças de cães de água, daí o seu pêlo encaracolado. Eram usados para caçar aves aquáticas, principalmente patos. Mais tarde, tornaram-se cães de companhia muito populares nos tribunais europeus. Eles são animais muito versáteis e inteligentes. Existem variedades de diferentes tamanhos, desde o anão até ao gigante.
Saúde: Geralmente saudáveis, embora possam sofrer de problemas de pele e ataques epilépticos. Sociável: Muito sociáveis e perfeitos para primeiro cão, pois adaptam-se bem a qualquer casa.Treino: Destacam-se pela sua inteligência: não precisam de muito trabalho para aprender comandos.Atividade: Os mais pequenos são activos e os maiores são um pouco mais calmos. Apartamento: A raça perfeita para apartamento. Muito versátil e adaptável.
Temperamento
São uma raça que se destaca fundamentalmente pela sua inteligência. Uma das raças inteligentes que existe, por isso aprendem rapidamente e adoram novos desafios e estímulos. As variedades são todas semelhantes em termos de comportamento, sendo as variedades maiores um pouco mais calmas. São normalmente amorosos e amigáveis e adequados para famílias com crianças.
Saúde
São por norma uma raça saudável e forte. Podem por vezes padecer de problemas de pele, que podem ser prevenidos através da alimentação com ração de qualidade e adaptada às suas necessidades. Podem sofrer de displasia da anca, especialmente os de porte maior, por isso o exercício e uma boa nutrição serão essenciais. Alguns também podem sofrer de epilepsia.
Estilo de vida
É uma raça inteligente e irrequieta. Adora a atividade física e mental, que deve ser devidamente incentivada. São cães que gostam de exercício, mas é preciso algum cuidado porque o seu instinto de caça pode se manifestar e fazê-los correr atrás de outros animais como cães pequenos. O exercício não precisa de ser intenso, mas uma dose diária de exercício moderado é o ideal.