Braco húngaro
Exímio cão de caça e companhia, reconhecido em duas variedades: pelo curto e pelo cerdoso. O Braco Húngaro é também conhecido como “Cão de Velcro” pela ligação extremamente próxima que estabelece com o dono. Vivaz, ativo e destemido, é o companheiro ideal para uma família ativa e que faça regularmente atividades ao ar livre.
Saúde: Robustos e saudáveis, podem sofrer de algumas patologias hereditárias, sendo importante a escolha de um criador responsável.Sociável: Sensível, brincalhão e carente, deve ser corretamente sociabilizado desde cedo para evitar medos e ansiedade.Treino: Extremamente curiosos e inteligentes, o treino deve ser contínuo e baseado em reforço positivo, respeitando o seu temperamento e sensibilidade.Atividade: Desportistas e resistentes, necessitam de, pelo menos, 30-60 minutos de exercício físico moderado a intenso, diariamente.Apartamento: Não se adaptam bem à vida em apartamento. Necessitam de espaço para se exercitarem e de companhia humana (quase) constante.
Temperamento
Vivazes e muito motivados por agradar o dono, são muitas vezes apelidados de “cães de velcro”. São excelentes cães de companhia, carinhosos e gentis. Gostam de estar perto dos donos e de os acompanhar nas suas atividades diárias. Extremamente curiosos, necessitam de estimulação mental e física constante, de modo a evitar comportamentos destrutivos e ansiedade. Se sociabilizados desde jovens podem dar-se bem com outras espécies, sendo que, por serem cães de caça, têm um forte instinto predatório e não devem ser deixados, sem supervisão, com animais que possam ser encarados como presas.
Saúde
Alguns dos problemas de saúde associados a esta raça têm forte componente hereditária e os progenitores devem ser testados, antes de serem cruzados. Uma vez que algumas das doenças só se manifestam tardiamente, deve aguardar-se até aos dois anos de idade até cruzar os cães desta raça. As patologias que devem ser despistadas são: displasia da anca, hipotiroidismo e patologias oftalmológicas (entrópion, atrofia progressiva da retina). Os Bracos Húngaros também podem sofrer de epilepsia e linfossarcoma (uma das neoplasias mais frequentes em cães).
Estilo de vida
Energéticos e muito ligados ao dono, odeiam ficar sozinhos, não sendo indicados para pessoas que passem longas horas fora de casa. Necessitam de treino contínuo ao longo da vida e estimulação mental, para serem equilibrados. Criados para enfrentarem longas incursões pelo campo, têm grande resistência física! Com grande aptidão desportiva, desfrutam de todo o tipo de atividades que possam fazer com o dono, desde corridas a passeios de bicicleta, percursos de montanha, corta matos, corridas pela praia, jogos de busca e faro, entre outras. São realmente muito versáteis e o que importa é estarem em movimento, com o dono!