Bichon Maltês
Especula-se que seja uma raça pequena de cães se originaram na ilha de Malta (daí seu nome) ligada à aristocracia e à nobreza. Acredita-se que sua origem remonta a vários séculos antes de Cristo, onde ele viveu em aldeias do Mediterrâneo, sendo sua principal missão a caça de ratos e pequenos vermes. Pequeno animal com pêlo branco brilhante, cabelos longos e orelhas caídas. Temperamento vivaz, efusivo e brincalhão. Os problemas de saúde mais comuns são problemas no joelho e na pele.
Saúde: A doença genética mais comum é a luxação da patela devido a uma malformação congênita no joelho. Eles também podem apresentar problemas na pele e nos dentes.Sociável: Um dos cães de companhia preferidos pelo seu tamanho pequeno e caráter cordial e divertido, vai divertir qualquer casa.Treino: O seu treino deve ser disciplinado, pois são cães obstinados. No entanto, são inteligentes e aprendem rapidamente, adaptando-se perfeitamente às nossas necessidades diárias.Atividade: Não precisam andar com muita frequência, mas gostam dos seus passeios ao ar livre.Apartamento: Adaptam-se perfeitamente à vida em apartamento, pois não precisam de muito exercício.
Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Temperamento
É um cão que combina perfeitamente com crianças. Muito brincalhão e carinhoso, gostam de pular e correr, especialmente quando se trata de ir passear. Apesar de possuírem um pêlo branco, não têm problema em "sujar-se": brincam sozinhos ou com outros cães, com quem também não têm problemas em relacionar-se.
Saúde
Apesar de parecerem delicados, são cães bastante resistentes. Os problemas mais comuns são as luxações patelares, cuja solução definitiva é geralmente a cirurgia. Podem também ter problemas na pele e pêlo, que são facilmente evitados com alimentos e cuidados adequados. Além disso, como todos os cães pequenos, eles são propensos ao desenvolvimento de tártaro e aos consequentes problemas bucais, de modo que o cuidado com os dentes deve ser constante.
Estilo de vida
Esta raça não precisa de andar com muita frequência, mas apreciam os passeios ao ar livre, sobretudo porque gostam de conviver com outros cães. São cães com boa formação, aprendem rapidamente e adaptam-se perfeitamente ao nosso dia-a-dia. Mas não podemos negligenciar a sua educação, pois podem surgir problemas comportamentais.