Muitos são os motivos que nos levam a uma consulta com o nosso cão e um deles pode ser algum problema na visão ou nos olhos. Por exemplo são muito comuns as lesões traumáticas nos olhos após brincadeiras, passeios e são também frequentes as patologias que surgem com a idade como as cataratas. Além disso, muitas doenças têm manifestações oculares que damos rapidamente conta por ser algo que vemos facilmente.

Por ser uma área tão específica, a oftalmologia veterinária é uma especialidade e há alguns médico veterinários que investiram a sua formação neste sentido. São necessários equipamentos próprios para a oftalmologia e a colaboração do paciente é muito importante.

O olho pode ser analisado na sua superfície, no fundo do olho e até recorrendo a exames como ecografia ocular, medição da pressão intraocular, entre outros. Quando há uma patologia ocular pode ser necessário após diagnóstico, tratamento local com colírios ou pomadas e, em casos mais avançados ou de doença sistémica, podem ser necessários tratamentos orais mais abrangentes. Em alguns casos, como noutras áreas, a cirurgia do globo ocular pode ser a solução.

Assim, quando o motivo da consulta é algum sinal ocular, o médico veterinário generalista, após observação pode decidir encaminhar o caso para um médico veterinário com maior formação na área da oftalmologia ou mesmo um especialista.

A especialização das áreas na medicina veterinária é uma mais valia e garante que todos os cães, gatos e outros animais de companhia, são tratados por médicos veterinários com competência máxima no sistema afetado. Sempre que notar que o seu cão tenha algum sinal de patologia ocular deve contactar o médico veterinário habitual e agendar uma consulta.

Joana Silva

Médica Veterinária

Published by Joana Silva

Experiência Mestrado integrado em Medicina Veterinária pelo ICBAS, U.Porto. Realizou estágios em Portugal e Espanha e tem realizado atividade profissional em Clínica de Animais de Companhia há mais de 3 anos. As principais áreas de interesse são medicina interna, nutrição e dermatologia. A minha relação com os cães O meu contacto com cães tem aumentado nos últimos anos e com ele também aumentou o meu gosto e respeito por eles: são fantásticos e tornam a vida de quem os acompanha muito melhor. São sem dúvida um dos melhores membros da família.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *