Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Guia completo de alimentação para Golden Retriever

Veja com os especialistas da Barkyn o guia completo de alimentação para Golden Retriever, assegurando uma dieta equilibrada. Descubra aqui!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os Golden Retrievers são amados pela sua natureza amigável e leal. Para garantir que esses companheiros peludos desfrutem de uma vida saudável e vibrante, a alimentação desempenha um papel crucial. Neste guia, exploraremos dicas para a raça, tanto a nível de educação e bem estar, bem como alimentação para Golden Retriever.

Cuidados essenciais com Golden Retrievers

Como cuidar de um Golden Retriever: dicas práticas

Desde a fase de filhote até a idade adulta, a alimentação para Golden Retriever torna-se um ponto vital. Além disso, coisas como banhos e tosquias, controlo de peso, desparasitações e vacinas  são também fulcrais para que o seu Golden viva uma vida longa e saudável.

Começando com a área médica. Deve seguir as indicações do seu veterinário quanto ao protocolo vacinal e desparasitações. Mesmo existindo um protocolo pré-definido e delineado por especialistas, cada caso é específico e pode variar de cachorro para cachorro.

Os banhos higiénicos são recomendados uma vez por mês. A tosquia higiénica nos Golden são também uma prática comum e a frequência depende do tipo de pelo do seu animal. Fale com um groomer especializado para que ele consiga avaliar qual a melhor maneira que o pelo do seu Golden seja espetacular.

O exercício físico deve fazer prática da rotina diária do seu Golden. Infelizmente os Golden Retriever têm predisposição à obesidade e a problemas articulares. Uma boa rotina de exercício físico ajuda a evitar o excesso de peso e aumenta a qualidade muscular.

Orientações para cuidar de um cachorro de Golden Retriever

Deve sempre pensar e planear a vinda de um cachorro para sua casa. E os Golden Retriever não são diferentes.

Os cachorros requerem tempo e disponibilidade e a existem coisas que deve saber antes que ele venha para sua casa:

  • Alimentação adequada à idade e ao tamanho.
  • Treino e socialização: as rotinas e o treino diários são essenciais para que o seu cachorro aprenda comandos básicos (“onde deve fazer o xixi e as fezes” ou o que “pode ou não roer”). Pode ser necessário contratar um profissional para o auxiliar no treino. Também poderá ponderar a frequência de aulas para cachorros ou creche.
  • Itens para a sua casa: cama, coleira ou peitoral, trela, tigela de comida e água, comedouros interativos, brinquedos de diferentes texturas e tamanhos são essenciais para que o seu cachorro saiba brincar e tenha o seu espaço.
  • Siga as indicações do seu veterinário para questões médicas, bem como passeios na rua e contacto com outros animais. Cachorros sem proteção vacinal requerem cuidados redobrados para que não contraiam doenças, por isso, informe-se sobre o que pode ou não fazer.

Alimentação para Golden Retriever

Alimentação para Golden Retriever: Porções e Frequência

Todos os animais são diferentes e as suas necessidades energéticas variam consoante idade, peso, tamanho, actividade diária e condição corporal.

Em termos de frequência os cachorros diferem dos animais adultos. Animais até aos 4 meses devem comer entre 3 a 4 vezes ao dia, pois ainda não conseguem regular bem a glicose ao longo do dia. Dos 4 aos 6 meses deveriam comer entre 2 a 3 vezes e após isso 2 vezes ao dia é suficiente.

Quanto à quantidade é verdade que varia com muitos fatores e varia de ração comercial. Esta depende das Kcal/kg de cada alimentação. Além disso a quantidade de ração vai variando ao longo do crescimento, sendo essencial, ir mantendo actualizado o peso do seu cachorro. Cachorros em crescimento têm mais necessidades energéticas pois estão a crescer e por isso precisam de mais quantidade de comida.

Dietas diárias: alimentação para Golden Retriever por dia

A alimentação como a da Barkyn, tem vários nutrientes essenciais  para uma pele saudável, pelagem brilhante, articulações robustas e crescimento saudável.  A Barkyn possui uma equipa de veterinários que calculam individualmente a quantidade diária que o seu cão deve comer. Só tendo em conta cada animal é que se consegue de forma precisa saber quanto o seu Golden pode comer por dia.

Este é um facto importante pois os Golden são cães propensos à obesidade. Por isso é importante manter um registo do peso do seu animal.

Criar um Golden Retriever saudável

Como Criar um Golden Retriever: Bem-Estar e Educação

Desde cedo a educação e o treino devem ser começados. Se for um cachorro jovem pode iniciar a partir dos 2 meses. Num cão adulto ou sénior, embora mais difícil, o treino pode ser em qualquer altura. Aconselhe-se com um médico veterinário especialista ou um treinador. Começe cedo e assim consegue criar um ambiente estável e um ótimo desenvolvimento emocial do seu Golden.

Aprenda aqui, os comandos básicos que pode ensinar.

 

Este guia prático dá-lhe um ponto de partida do que precisará saber e o que pode proporcionar ao seu Golden Retriever uma base sólida para uma vida saudável e feliz. Lembre-se de adaptar as orientações de acordo com as necessidades individuais do seu cão, com a orientação do seu veterinário.

Filipa Pinheiro 

Médica Veterinária de Animais de Companhia 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta