Treino básico de cães: principais comandos que entendem
Tem um cão e pretende que ele saiba o básico? Venha conhecer o treino básico de cães e os comandos principais que deve ensinar.
Joana Silva
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
É natural quando tem um novo cão, seja cachorro, adulto ou sénior que queira treiná-lo para o básico. O treino básico de cães contempla alguns comandos que são essenciais que o seu cão saiba.
O que é o treino básico de cães?
Os comandos principais ensinados no treino básico são:
- Ensinar o nome
- Responder à chamada
- Sentar-se/deitar-se
- Ficar
- Andar à trela
Parecem os 6 passos fundamentais para ter uma boa relação com o seu cão.
Quando devo começar a ensinar?
Se for um cachorro jovem pode iniciar a partir dos 2 meses. Num cão adulto ou sénior pode ser em qualquer altura depois de chegar a sua casa. Não se esqueça que andar à trela na rua só deve fazer quando o protocolo vacinal estiver concluído ou antes, assim que o médico veterinário habitual achar que é seguro.
Como devo realizar o treino básico?
O treino básico deve basear-se no reforço positivo. Os treinos devem ser curtos (cerca de 10 minutos) e pode fazer vários durante o dia. Deve ter consigo biscoitos ou grãos da ração e preparar muitos mimos: no reforço positivo, sempre que o seu cão fizer o suposto deve recompensar com estes elementos!
Ensinar o nome
Parece básico e aprende-se quase naturalmente. Desde o momento em que o vai buscar deve começar a usar o nome. Ainda está indeciso no nome? Veja os nomes mais usados em Portugal em 2021 e os nomes mais originais para cães.
Responder à chamada
Vem no seguimento de ensinar o nome. Após saber o nome, vai querer que o seu cão venha a si assim que chamar. Deve chamá-lo pelo nome e pode introduzir outra palavra como “aqui”, “vem”, “junto”, entre outas. Sempre que ele vier até si, recompense com um biscoito, grãos de ração e muito miminho!
Ensinar a sentar
O seu cachorro já vem a si quando chama? Agora tem que ensinar a sentar. Neste treino o biscoito vai ser essencial. Assim que o cão vier a si deve estimular o sentar e dizer a palavra “senta”. Pode ir com o biscoito para a zona em cima da cabeça e ir para trás, fazendo com que o seu cão olhe para o biscoito e acabe por se sentar porque tem que recuar. Pode inicialmente ajudar dando um pequeno toque na zona “ao fundo das costas”.
Ensinar a deitar
Aqui o truque é o biscoito vir ao chão para levar o seu cão a deitar-se. É um treino mais complexo que o anterior. Veja como ensinar a deitar.
Ensinar a ficar
Depois de sentar e deitar, ensinar a ficar pode ser bom para muitas situações como em esplanadas. Veja como ensinar o seu cão a ficar.
Andar à trela
Aqui começa um dos treinos mais difíceis. Deve começar por colocar a coleira ou peitoral em casa para o seu cão se habituar a esse adereço. Depois deve juntar a trela. Recompense sempre que estiver a correr bem. Assim que possível deve iniciar os passeios na rua para ter mais estímulos e ser mais eficaz a ensinar a andar à trela.
Os treinos devem ser um momento divertido e a ligação que consegue criar com o seu cão é excelente! Bons treinos.
Joana Silva
Médica Veterinária