Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Treino básico de cães: principais comandos que entendem

Tem um cão e pretende que ele saiba o básico? Venha conhecer o treino básico de cães e os comandos principais que deve ensinar.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

É natural quando tem um novo cão, seja cachorro, adulto ou sénior que queira treiná-lo para o básico. O treino básico de cães contempla alguns comandos que são essenciais que o seu cão saiba.

O que é o treino básico de cães?

Os comandos principais ensinados no treino básico são:

  • Ensinar o nome
  • Responder à chamada
  • Sentar-se/deitar-se
  • Ficar
  • Andar à trela

Parecem os 6 passos fundamentais para ter uma boa relação com o seu cão.

Quando devo começar a ensinar?

Se for um cachorro jovem pode iniciar a partir dos 2 meses. Num cão adulto ou sénior pode ser em qualquer altura depois de chegar a sua casa. Não se esqueça que andar à trela na rua só deve fazer quando o protocolo vacinal estiver concluído ou antes, assim que o médico veterinário habitual achar que é seguro.

Como devo realizar o treino básico?

O treino básico deve basear-se no reforço positivo. Os treinos devem ser curtos (cerca de 10 minutos) e pode fazer vários durante o dia. Deve ter consigo biscoitos ou grãos da ração e preparar muitos mimos: no reforço positivo, sempre que o seu cão fizer o suposto deve recompensar com estes elementos!

Ensinar o nome

Parece básico e aprende-se quase naturalmente. Desde o momento em que o vai buscar deve começar a usar o nome. Ainda está indeciso no nome? Veja os nomes mais usados em Portugal em 2021 e os nomes mais originais para cães.

Responder à chamada

Vem no seguimento de ensinar o nome. Após saber o nome, vai querer que o seu cão venha a si assim que chamar. Deve chamá-lo pelo nome e pode introduzir outra palavra como “aqui”, “vem”, “junto”, entre outas. Sempre que ele vier até si, recompense com um biscoito, grãos de ração e muito miminho!

Ensinar a sentar

O seu cachorro já vem a si quando chama? Agora tem que ensinar a sentar. Neste treino o biscoito vai ser essencial. Assim que o cão vier a si deve estimular o sentar e dizer a palavra “senta”. Pode ir com o biscoito para a zona em cima da cabeça e ir para trás, fazendo com que o seu cão olhe para o biscoito e acabe por se sentar porque tem que recuar. Pode inicialmente ajudar dando um pequeno toque na zona “ao fundo das costas”.

Ensinar a deitar

Aqui o truque é o biscoito vir ao chão para levar o seu cão a deitar-se. É um treino mais complexo que o anterior. Veja como ensinar a deitar.

Ensinar a ficar

Depois de sentar e deitar, ensinar a ficar pode ser bom para muitas situações como em esplanadas. Veja como ensinar o seu cão a ficar.

Andar à trela

Aqui começa um dos treinos mais difíceis. Deve começar por colocar a coleira ou peitoral em casa para o seu cão se habituar a esse adereço. Depois deve juntar a trela. Recompense sempre que estiver a correr bem. Assim que possível deve iniciar os passeios na rua para ter mais estímulos e ser mais eficaz a ensinar a andar à trela.

Os treinos devem ser um momento divertido e a ligação que consegue criar com o seu cão é excelente! Bons treinos.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta