Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Plantas de Natal tóxicas para cães

Existem plantas de Natal tóxicas para cães. Sabe quais são? Neste artigo, mostramos as mais conhecidas e que deverá deixar longe do seu cão!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Durante o Natal a nossa casa fica repleta de perigos para os cães, incluindo a decoração da própria árvore de Natal, a comida e as lareiras acesas. No entanto, as plantas também podem constituir um perigo iminente para os cães. Na verdade, existem algumas plantas de Natal tóxicas para cães. Não sabe quais são? Não se preocupe, de seguida referimos as mais comuns desta época natalícia que deverá manter longe do seu cão!

Quais são as plantas de Natal tóxicas para cães?

1. Estrela-de-Natal

A Poinsettia, também chamada de Estrela-de-Natal, é uma das plantas mais comuns do Natal. A sua cor vermelha intensa e a sua facilidade de manutenção tornam-na numa das primeiras opções de decoração da casa no Natal.

A seiva leitosa da planta (substância interna que é uma espécie de látex) pode provocar:

  • Inflamação local, dor e comichão;
  • Irritações e dormências em caso de contacto com os olhos;
  • Náuseas, vómitos e diarreia se esta for ingerida ou lambida.

Assim, se quiser utilizar esta planta na sua decoração natalícia, mantenha-a fora do alcance do seu cão ou utilize esta mesma planta artificial de modo a garantir uma maior segurança.

2. Visco

O visco é outra planta típica do Natal que podem chamar a atenção dos cães pelas suas pequenas bolinhas. Embora o seu nível de toxicidade não seja especialmente elevado, pode constituir um problema se for ingerida em grandes quantidades.

A intoxicação por visco pode levar a sérios problemas de saúde, incluindo alterações cardiovasculares, como a hipotensão.

3. Azevinho

O azevinho pode ser reconhecido pelas suas características folhas pontiagudas e bolinhas vermelhas.

Mesmo em pequenas doses, esta planta típica da época natalícia pode causar vómitos, diarreia, salivação excessiva e tremores. Isto porque é constituída por cafeína e teobromina, substância que também se encontra presente no chocolate.

Em grandes quantidades pode afetar de forma muito negativa os cães, trata-se de uma planta muito tóxica. Tenha muita precaução com o azevinho!

4. Pinheiro de Natal

Embora não pareça, o típico arbusto que utilizamos como árvore de Natal pode ser perigoso para os nossos cães.

As agulhas de pinheiro podem causar danos se ingeridas, podendo perfurar os intestinos ou o revestimento do estômago. Os óleos do pinheiro podem também causar irritação das mucosas do seu cão.

Sintomas gerais de intoxicação por plantas

Alguns dos sintomas gerais de envenenamento por consumo de plantas de Natal tóxicas para cães são:

  • transtornos digestivos (diarreia ou vómitos);
  • transtornos neurológicos (convulsões, salivação excessiva ou falta de coordenação);
  • dermatite alérgica (prurido);
  • transtornos cardíacos.

O que fazer em caso de suspeita de intoxicação?

  1. Remova a maior quantidade de planta que conseguir da boca ou do corpo do seu cão;
  2. Identifique a planta: se não o conseguir ou não tiver a certeza de que planta se trata, leve uma parte dela ao veterinário;
  3. Se o cão regurgitou a planta, leve-a como amostra num saquinho para que o veterinário possa analisá-la.
  4. Leve-o com urgência ao veterinário.

 

Para quem tem cães, o Natal pode transformar-se num verdadeiro desafio. Desafio acrescido, para quem tem cães jovens, mais curiosos e irrequietos. No entanto, nada de pânico, com alguns cuidados e manutenção das rotinas, verá que tudo correrá bem. Boas festas!

 

Ana Mota Ribeiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta