Quantas vezes por dia devo passear o cão?
Com a ajuda da veterinária Daniela Leal entenda a frequência ideal de passeios para o seu cão, garantindo o seu bem-estar físico e mental.
Daniela Leal
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Passear o cão pode tornar-se um momento prazeroso com vantagens não só no bem-estar, mas também para a saúde do seu patudo.
Sabendo desta condição, poderá eventualmente estar a perguntar-se: quantas vezes por dia deve levar o cão à rua?
Se estivermos a falar de cães de porte grande e/ou cães que vivem em apartamentos, devem passear mais vezes (ou durante mais tempo pela necessidade de gastarem mais energia) comparativamente com os cães de raça pequena e/ou cães que moram em casas com espaços exteriores.
Idealmente,
- cães de raça grande devem passear cerca de duas a três vezes por dia, com passeios mais longos
- cães de raça pequena devem passear duas vezes por dia, mesmo que tenham um sítio em casa onde possam fazer as necessidades.
Porque é tão importante passear o cão?
A maioria dos donos vê os passeios como a “hora de fazer as necessidades”. Para além dos passeios servirem como tal, estes devem ser vistos também como a “hora do exercício” (veja alguns exercícios que pode fazer com o seu cão), “a hora de convívio”, a “hora de explorar”, etc.
Passear o cão ajuda na socialização e na criação de hábitos, para além de contribuir para o seu desenvolvimento e bem-estar.
Os cachorros devem iniciar o regime de passeios após a primovacinação estar completa.
Durante os primeiros meses de vida, e uma vez que não podem passear “à vontade”, os cachorros devem socializar com outras pessoas e cães (vacinados e saudáveis), e podem até vir à rua ao colo, por exemplo. É importante que estejam sujeitos a estímulos variados desde cedo.
Quais as principais vantagens de passear cães?
Os principais benefícios em passear o seu animal de quatro patas, podem ser muitos, no entanto destacamos:
- Maior interação entre cão e dono: o vínculo de afeto entre ambos torna-se mais forte nestes momentos. Além disso, o patudo aprende a respeitá-lo, tornando-se mais fácil seguir as suas instruções.
- Estimulação física e psicológica para o cão: os passeios diários estimulam não só fisicamente, mas também mentalmente. Assim, reduz-se a tendência para comportamentos compulsivos e destrutivos que alguns animais manifestam por se sentirem entediados.
- Desenvolvimento da disciplina: é sempre possível aproveitar alguns momentos de passeio para reforçar o treino, ensinando o seu cão a esperar, sentar e caminhar ao seu lado. Use os seus snacks favoritos!
- Socialização com outros animais e pessoas: aproveite as caminhadas com o seu cão para lhe mostrar o Mundo. Sendo exposto a novos ambientes, pessoas e animais, desenvolverá a sua componente social.
- Melhorar o sono: a energia gasta nos passeios e caminhadas faz com que os patudos durmam e descansem mais tempo.
- Controlar o peso: os passeios são uma excelente forma de manter a condição corporal e o peso do seu melhor amigo de 4 patas! A obesidade canina ou excesso de peso do cão acarretam problemas de saúde, por isso é importante respeitar uma rotina de caminhadas regulares. Isto sempre aliado a uma alimentação saudável.
Todos os cães gostam de passear?
A resposta é: quase todos! Regra geral cães de porte médio/grande gostam mais dos passeios do que os cães de porte pequeno.
Alguns cães de raças pequenas, como Chihuahua, Pinscher ou o Yorkshire Terrier, não gostam de sair de casa… mas tudo depende da personalidade de cada um, da sua socialização e dos hábitos criados durante o crescimento.
Qual deve ser a duração dos passeios?
Varia de cão para cão e do número de vezes que passeiam.
- Cães adultos de porte pequeno: pelo menos 10/15 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.
- Cães adultos de porte médio/grande: pelo menos 20/30 minutos, considerando pelo menos dois passeios diários.
Regras para passear o cão
Idealmente os cães devem ser passeados do lado esquerdo, sempre ao lado do dono e nunca à frente. Contudo, o passeio deve ser um momento para o cão desfrutar. Como tal, é importante que o dono:
- Permita que o cão explore o que está à sua volta;
- Interaja com outros cães e pessoas;
- Fareje sempre que queira;
- Tenha oportunidade de encontrar o melhor local para fazer as necessidades;
- O dono deve sempre remover as necessidades do cão.
E o que utilizar para passear: Trela, coleira ou peitoral?
Este é também um ponto importante no que toca aos passeios, porque por lei os cães são obrigados a passear à trela.
Existem várias opções de coleiras, trelas e peitorais para cães.
Para os patudos que puxam muito, a coleira pode provocar lesões, por isso, um peitoral de treino será o mais adequado. A trela extensível, por exemplo, está mais adaptada para cães de pequeno porte, mas é uma boa opção para cães maiores que não puxem muito, permitindo estarem mais “à vontade”.
Para além das funcionalidades, existem imensas opções de cores e formatos diferentes… para todos os gostos!
Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia