Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Quando é que um cachorro pode ir lá fora passear?

Quando é que um cachorro pode ir lá fora? Saiba tudo o que é necessário para começar os passeios na rua,

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Talvez seja a dúvida mais frequente de tutores de primeira viagem: Quando é que o meu cachorro pode ir lá fora à rua? E é muito comum ouvir de médicos veterinários e outros tutores de cães que só podemos levar o cachorro à rua após completar o seu  plano vacinal. Perceba porquê!

Os cachorros são imunológicamente imaturos no período inicial de vida. O seu sistema imunitário ainda não é competente, como nos adultos, para lidar com a maioria das patologias. Por isso, são mais susceptíveis a contrair doenças infecto-contagiosas que podem ser fatais.

Imunidade do Cachorro

Logo após o nascimento, os filhotes mamam o colostro.

O colostro é a primeira porção do leite materno e é extremamente rica em células imunologicamente ativas, os anticorpos. O colostro confere a imunidade passiva ao animal. É uma espécie de “vacina” natural , que os protege de diversas patologias e que lhes é transmitida pela mãe.

Na  maioria  dos  cachorros, a imunidade passiva cai às 8-12 semanas de idade para um nível que permite a imunização ativa, ou seja, a vacinação.

Alguns cachorros, com baixo nível de anticorpos maternos, podem ficar vulneráveis (e assim, capazes de responder à vacinação) mais cedo.

Enquanto que outros possuem títulos de anticorpos tão altos que são incapazes de responder à vacinação até depois das 12 semanas de idade.

Plano Vacinal

As vacinas essenciais para o cão são aquelas que conferem proteção contra a infecção pelo vírus da cinomose ou “esgana” (CDV), o adenovírus canino (CAV; tipos 1 e 2) e o parvovírus canino tipo 2 (CPV-2) e suas variantes.

A recomendação é para a vacinação essencial se iniciar entre as 6-8 semanas de idade e depois a cada 2-4 semanas, até às 16 semanas de idade.

Portanto, o número de vacinações essenciais primárias do cachorro será determinado:

  1. pela idade na qual a vacinação é iniciada;
  2. pelo intervalo selecionado entre as vacinações.

Então, “Quando é que um cachorro pode ir lá fora passear?”:

Se começarmos o plano vacinal às 8 semanas, serão necessários 2 reforços, espaçados por 3 semanas, e o cachorro pode sair à rua, em segurança, a partir das 15 semanas de idade.

Cada caso é um caso, e o plano vacinal do seu cachorro será determinado pelo veterinário assistente consoante o estilo de vida dele.

Não se esqueça que o facto de não poder vir passear o seu patudo antes das 15/16 semanas não significa que não o traga à rua. Pode (e deve) trazê-lo ao colo para que possa ser apresentado a vários estímulos nessa fase fundamental do seu crescimento.

Helena Ferreira

dica Veterinária

 

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta