Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Exercícios que pode fazer com o seu cão

Certamente já ouviu dizer que a prática de atividade física não só traz benefícios ao corpo como também à mente, mas será que pensou que isto também se aplica aos nossos amigos de quatro patas? Claro que sim! Descubra neste artigo que atividades pode realizar na companhia do seu melhor amigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Sempre haverá cães mais ativos e outros menos (o mesmo se poderá dizer de nós, não é verdade?!), no entanto sabemos que eles são imensamente felizes na nossa companhia, pelo que, inclui-los nas nossas horas de exercício físico pode ser uma excelente ideia. Ter uma vida ativa em conjunto é uma das principais razões para ter um cão! Já sabe que atividades pode desenvolver com o seu melhor amigo? A Barkyn dá-lhe algumas sugestões:

  • Correr: é uma excelente ideia se vive numa zona tranquila e/ou com vias exclusivas para esse fim. Utilize um arnês e trela que sejam confortáveis e, simultaneamente, seguros. Se for necessário colocar açaime no seu patudo, opte por um que lhe permita manter a boca aberta (costumam ser de plástico) para respirar adequadamente. Adapte o seu ritmo de corrida de forma a que nem você nem o seu patudo façam esforços excessivos.
  • Caminhar: se quer praticar atividade ao ar livre com o seu cão, mas sem esforços acrescidos como numa corrida, caminhar é uma excelente opção. Pode até fazer-se acompanhar de uma mochila para transportar água e biscoitos.
  • Jogar com uma bola: seja no seu jardim, seja num parque público, é sabido que atirar a bola rapidamente se converte na melhor coisa do mundo, tanto para si, como para o seu patudo. Este exercício é extremamente interativo, o que reforça a ligação tutor-cão e é bastante estimulante do ponto de vista físico e mental para ambos – físico porque requer velocidade e resistência e mental no sentido de descobrir para onde atirar a bola e como a recuperar. Não se esqueça de verificar que a zona de brincadeira é apta para cães e que não há objetos nas imediações que possam provocar lesões quer em si quer no seu patudo.
  • Nadar: enquanto há cães que não se interessam por água, há outros que adoram nadar e brincar dentro dela. Quer tenha piscina em casa, quer leve o seu patudo a nadar num rio, lago ou mar, esta é uma atividade que pode e deve partilhar com ele, pois não só é extremamente relaxante, como trabalha vários grupos musculares e beneficia a recuperação de algumas condições de saúde, auxiliando no período de convalescença de certas cirurgias ortopédicas e neurológicas, e como abordagem terapêutica a condições como a artrose ou a obesidade. Se optar por esta atividade em meses de calor, é imperativo que aporte uma fonte adicional de água para o seu amigo se hidratar e controlar a temperatura corporal, sendo extremamente importante evitar as horas de calor e exposição solar direta. Por fim, certifique-se que a zona que escolheu para nadar não corresponde a uma zona de águas contaminadas ou de difícil acesso.

Estas são apenas algumas das várias atividades que pode realizar com o seu cão e são fáceis, divertidas e requerem poucos utensílios para a sua prática segura. Existem também algumas atividades que pode fazer em casa com o seu cão. Pode consultar alguns exercícios mais adaptados ao seu cão.

É sempre importante relembrar que a prática de exercício deve ser adaptada à idade e à condição física do animal, evitando esforços, e devem-se realizar em alturas do dia com temperaturas amenas, evitando pavimentos demasiado quentes ou escorregadios. A alimentação que o seu cão faz deve ser uma ração equilibrada e ajustada à fase de vida, como o ração premium para cães, permitindo ser um cão ativo e saudável. E nem só de ração eles gostam por isso um biscoito e muito mimo na hora certa vão fazer do seu cão o seu melhor amigo e companheiro.

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta