O meu cão tem excesso de peso. O que devo fazer?
O sobrepeso e a obesidade caninas são um dos maiores problemas de saúde dos cães de companhia de países desenvolvidos e limitam não só a qualidade de vida como a sua longevidade. Vamos ver o que podemos fazer para evitar ou reverter esta situação!
Inês Carvalho
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Saber qual o ponto de situação e o peso ideal
Recorrendo a tabelas de condição corporal validadas para cães, podemos saber quão acima do peso estão os nossos cães e a partir daí traçar um plano de ataque. Cada ponto acima da condição corporal ideal (4 – 5) corresponde a 10% de peso a mais.
A World Small Animal Veterinary Association (WSAVA) disponibiliza esse recurso, em várias línguas, entre elas o português do brasil, no seu website.
Confirmar as doses diárias de alimento
Cada ração tem as suas doses diárias recomendadas, tendo em conta a idade, peso e nível de atividade do cão. Assim, deverá ver quantas gramas diárias são recomendadas para o peso ideal do seu cão. Lembre-se, queremos nutri-lo e não alimentar o tecido adiposo (gordura)!
Depois de verificar a recomendação, pese essa quantidade e encontre um recipiente em casa que, cheio até acima, tenha exatamente essa quantidade de ração. Desta forma basta encher o recipiente de manhã e ir fornecendo em várias refeições ao longo do dia.
Número de refeições
Frequentemente, os animais com sobrepeso ou obesidade são aqueles que mais pedem comida aos donos. Para tentar aumentar a sua saciedade, poderá optar por uma ração com maior teor em fibra e/ou aumentar o número de refeições diárias.
Rações para perda de peso
As rações desenhadas para perda de peso são essencialmente alimentos hipocalóricos, fortalecidos com vitaminas e minerais de modo a nutrir o seu cão, mesmo com uma reduzida quantidade de alimento diário.
Extras
Todos os snacks, biscoitos e extras devem ser reduzidos ao mínimo ou, se possível, eliminados da dieta. Podem também ser substituídos por opções menos calóricas, como, por exemplo, rodelas de courgette, cozida ou crua.
E se nada disto resultar?
Bom, se mesmo assim não conseguir controlar o peso do seu amigo de 4 patas, está na hora de uma visita ao seu Médico Veterinário. Podem ser necessários exames para despiste de doenças ou um plano de perda de peso formulado por um especialista e adaptado ao paciente e sua individualidade.
Inês Carvalho
Médica Veterinária