Apesar da chegada do frio, os passeios com o seu patudo têm de continuar. No entanto, alguns deles podem precisar de um casaquinho para se sentirem mais confortáveis.

A principal função do agasalho durante o Inverno é, claro, proteger do frio e ajudar o cão a estar confortável na rua. As diferenças de temperaturas são também prejudiciais para os animais. Contudo, é muito importante perceber que nem todos os patudos são candidatos a usar roupas.

Quais os cães que sentem mais frio e que pode agasalhar?

Todos os cães sentem frio, assim como, calor, dor pois são seres sencientes. No entanto, vários fatores podem torna-los mais ou menos suscetíveis ao frio.

Bebés – os cães mais jovens e cachorros são mais frágeis e com o organismo ainda em desenvolvimento, precisam de uma ajuda para manter o seu corpo quente. Ainda não possuem um sistema termorregulador eficaz, pelo que não conseguem ajustar a sua temperatura às condições do meio. Os casacos podem ajudar, mas devemos evitar expô-los a grandes variações térmicas.

Idosos – os cães séniores têm tendência a estar mais parados e, por consequência, não se exercitam para aquecer. É muito importante continuar a estimulá-los com os passeios e brincadeiras, que ajudam também a regular a temperatura. Por outro lado, também tem mais predisposição para problemas de saúde, que podem comprometer o sistema termorregulador.

Cães de pelo curto ou menos denso – por terem um pelo mais curto e/ou menos denso sentem mais frio que os cães de pelo mais comprido e denso. De referir, o Yorkshire ou o Pinscher.

Cães magros – com menos percentagem de gordura, têm menos facilidade em regular a sua temperatura.

Todas as categorias de cães referidas anteriormente podem usar um agasalho no Inverno, ainda que não seja obrigatório. Contudo, deve garantir que eles estão à vontade e que não se sentem em pânico com a roupa vestida.

Quais os cães que não precisam ou não devem ser agasalhados?

Animais com pelo longo ou denso, como por exemplo o São Bernardo, Husky ou Pastor Alemão, sentem menos frio, pelo que uma manta em casa para se aconchegarem pode ser suficiente.

Doentes dermatológicos – cães com problemas de pele devem usar casacos apenas esporadicamente, para permitir a oxigenação da pele e evitar possíveis alergias.

Animal obeso – cães com excesso de peso sentem mais calor, pelo que não devemos favorecer o sobreaquecimento do seu organismo com roupas. Devemos usá-las apenas em ambientes muito frios ou quando vemos que o nosso patudo manifesta frio.

Ana Alves

Médica Veterinária

Published by Ana Alves

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária realizado na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, terminado em 2016. Durante o percurso académico realizou estágios em Portugal e em Espanha. Desde há 3 anos que trabalha em Clínica de Animais de Companhia. A Medicina Preventiva e a Medicina Interna são as áreas de interesse. Viver com animais Sempre cresci lado a lado com os patudos. Lembro-me que desde sempre quis ser Médica Veterinária “quando fosse grande”, para poder tratar destes seres incríveis, que nos escutam, que nada questionam e que nos dão apoio incondicional, à sua maneira :P Por isto, vamos todos tratá-los com amor e respeito! ?

Leave a comment