Será que todos os cachorros sabem nadar?

Não! Embora se ouça dizer que todos os cachorros sabem nadar isso é mentira! Os cães têm o instinto de remar quando estão dentro de água, mas isso não previne afogamentos. Existem cães que são bons nadadores, enquanto outros não o sabem fazer.

A aptidão para nadar está relacionada com caraterísticas físicas dos cães, como o focinho, pelagem, musculatura e forma corporal. Assim, não é suficiente o movimento correto dentro de água, é preciso ter também aspetos físicos adequados!

Quais são as raças de cães nadadores?

Labrador Retriever, Golden Retriever, Cão de Água Português e Espanhol, Poodle e Cocker Spaniel, são raças que se destacam por possuírem aptidão para nadar, devido aos seus aspetos físicos e seleção genética.

Quais os cães que não sabem nadar?

Existem raças cujos aspetos físicos desfavorecem a capacidade de nadar:

  • Chow-chow: raça com pelagem muito densa que molhada se torna demasiado pesada.
  • Shi-tzu e Pequenês: além de focinho achatado, as sua pelagens compridas e densas, dificultam o ato de nadar.
  • Boxer: como outros braquicéfalos, demonstram dificuldades em manter-se estáveis dentro de água.

Como sei se o meu cão sabe nadar?

Antes de grandes aventuras aquáticas com o seu patudo, é importante perceber se ele sabe ou não nadar:

  • A raça tem aspetos físicos favoráveis à natação ou não?
  • Comece por escolher uma zona com água sem ondas, pouco profunda e calma.
  • Deixe que o seu cão se habitue gradualmente à água. Se ele não gostar não insista!
  • Depois dele se habituar à agua, pode entrar com ele no colo, segurando-o pela barriga. Perceba se ele começa a remar com as patinhas.
  • Avalie se o seu cão está à vontade e seguro com o movimento dentro de água. Se sim, solte-o aos poucos e observe a sua reação de perto.
  • O seu patudo está animado e deu conta do recado? Então ele sabe nadar! 🙂

Se o seu cão não sabe nadar deve ensiná-lo a nadar e se possível desde cachorro!

Que cuidados deve ter com os cães nadadores?

  • Certifique-se de que o seu cão não ingere água. O consumo de água salgada, água do rio ou de lagoas pode provocar problemas de saúde como vómitos e diarreias.
  • Utilize protetor solar no seu patudo, pois a exposição solar prolongada é prejudicial à sua saúde.
  • Dê um banho com champô e seque bem o seu amigo de 4 patas após os mergulhos para evitar dermatites e infeções bacterianas ou fúngicas.

Ana Matias

Médica Veterinária

Published by Ana Matias

Experiência Terminou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (ICBAS) em 2014. Desde então tem-se dedicado à Clinica de Animais de Companhia, com especial interesse nas áreas de Imagiologia, Reprodução Animal e Oncologia Clínica. Pós-graduada e certificada a nível europeu em Diagnóstico por Imagem pela ESPVS. A minha relação com os cães Desde sempre que não sei existir sem a presença destes animais. Ensinaram-me a admirá-los, respeitá-los e amá-los ao ponto de me darem força para me tornar na pessoa que sou hoje profissionalmente e a nível emocional. A Dora é a menina que me acompanha faz 8 anos, uma verdadeira rafeira de raça, como costumo dizer :) Enche-me os dias e o coração.

Leave a comment