Quais as áreas onde são aplicadas as terapias com cães?

Estas terapias podem ser aplicadas em áreas relacionadas com o desenvolvimento psicomotor e sensorial, no tratamento de patologias físicas, emocionais e mentais, assim como em programas de autoestima e de melhoramento de capacidades de socialização.

As atividades podem ser dirigidas a pessoas de qualquer faixa etária, sendo realizadas em diferentes instituições como hospitais, lares, escolas, estabelecimento prisional, IPSS e clínicas de recuperação ou reabilitação.

Todo o processo é acompanhado e documentado por um profissional de saúde.

Qual a razão de incluir cães nas sessões de terapia?

A presença do cão ajuda a diminuir a solidão, a depressão e ansiedade e aumentar o foco e estímulos para a prática de exercícios.

Qualquer animal pode fazer parte de uma sessão de terapia?

Não, são animais previamente treinados. São cães com características especificas: animais calmos e equilibrados, socialmente aptos, obedientes e com um treino adequado.

 

Filipa Calejo

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Filipa Calejo

# Experiência Mestrado integrado em Medicina Veterinária em 2013, pelo ICBAS, Universidade do Porto. Vencedora do prémio SPCAV-Vetmedin, melhor tese de mestrado na área de Cardiologia Veterinária, em 2014. Dedica-se a Clínica de Animais de Companhia, tendo como principais áreas de interesse cardiologia e dermatologia. # A minha relação com os cães: Apaixonada por cães, o que me motivou e traçou o meu percurso profissional. Companheiros para a vida e de amor incondicional. O Harley, um Jack Russell é novo membro da família com apenas 3 meses enche a casa de alegria e algumas traquinices ?

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *