O teckel pode ser, também, designado de dachshund. Este último termo traduz-se à letra para “cão texugo”. Foi assim designado pois foi um cão selecionado por caçadores para ser ágil, resistente, e pequeno o suficiente para entrar nas tocas de animais como lebres ou coelhos e levá-los a sair dos seus esconderijos.

Caracteristicas Fisicas

São animais de corpo geralmente cilíndrico e alongado, patas curtas e orelhas caídas. Os cães adultos pesam entre 3 e11 kg. Por sua vez, o comprimento varia conforme a categoria, pois o tamanho Standard tem mais de 35 cm, o mini tem até 30 cm, e o anão varia de 30 a 35 cm

Em geral podem ser divididos em três categorias de tamanhos: teckel standard, teckel anão e teckel miniatura, do maior para o menor, respetivamente.

Pelagem

A sua pelagem também pode variar entre:

  • Teckel de pelo comprido, sedoso e brilhante,
  • Teckel de pelo cerdoso e rijo e com barbicha
  •  Teckel de pelo curto e suave, junto ao corpo.

Cores

Todas as categorias anteriores podem aparecer em diversas cores: vermelho, amarelo e vermelho-amarelado, bicolor no tom preto-acastanhado e ainda exemplares pintalgados com uma base de cor escura e pintas mais claras.

Personalidade e Treino

No que diz respeito à personalidade, são cães muito energéticos e amigáveis com a sua família, mas têm um impulso de presa muito forte pelo que têm tendência a perseguir e atacar animais pequenos. A socialização, desde tenra idade, é fundamental para moldar a natureza desconfiada destes cães, mas uma vez controlada, são afáveis e fantásticos em ambiente familiar e junto de crianças! Gostam de ser estimulados e são animais extremamente inteligentes.

Saúde

Devido à sua morfologia corporal e desproporção esquelética, o teckel é propenso a lesões de disco intervertebral. As hérnias intervertebrais são patologias comuns nesta raça e são normalmente causados por episódios súbitos e/ou traumáticos:  após exercício físico intenso, saltos ou brincadeiras mais bruscas. Outras doenças que podem acometar animais desta raça são: luxação patelar, atrofia progressiva da retina e hipotiroidismo.

Cuidados a ter

O teckel  adapta-se facilmente à vida urbana  e em apartamentos, mas sendo um caçador requer passeios e estimulação e brincadeiras regulares. O pelo liso requer higiene básica. O pelo longo precisa ser escovado uma ou duas vezes por semana. Se devidamente acompanhados pelo seu médico veterinário e com uma rotina e alimentação equilibrada podem ter uma vida longa e saudável ?

Helena Ferreira

Médica veterinária de Animais de Companhia

Published by Helena Ferreira

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária no ICBAS - Universidade do Porto, concluído em 2017, tendo realizado vários estágios em Portugal e nos EUA onde aprofundou conhecimentos na área de Anestesia, Cuidados intensivos, Cardiologia e Radiologia. Desde de 2017 a trabalhar em clínica de animais de companhia com especial interesse nas áreas de Cirurgia e de Medicina Interna. A minha relação com os cães Os cães fazem parte da minha vida desde que a minha memória me permite lembrar. Cresci com eles e aprendi o significado de altruísmo e resiliência. São o verdadeiro exemplo se felicidade genuína! estão sempre lá para nós! Cá em casa tenho a Cuchi, uma “rafeirinha” com 15 anos mas espírito de cachorro! É um amor, a não ser quando se mete com os gatinhos cá de casa :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *