Tal como os humanos, os cães podem ser suscetíveis a momentos de ansiedade, pressão e stress, seja por razões biológicas ou psicológicas. Vivemos numa sociedade onde a rapidez é imposta e todos os nossos dias correm a uma velocidade alucinante. Este ritmo prejudica também os cães que connosco convivem!

Existem no mercado, variados produtos que ajudam a reduzir os níveis de stress e ansiedade nos nosso patudos. Esses produtos são apresentados de variadas formas (como coleiras, comprimidos, xaropes/pastas, sprays e snacks). A escolha do produto adequado, varia mediante o tipo de cão e as suas preferências. Contudo, os snacks calmantes são uma opção prática, deliciosa e educativa!

O que são snacks calmantes para cães?

Consistem em biscoitos formulados a partir de ingredientes com ação calmante e/ou relaxante. Podem incluir-se ingredientes naturais como a camomila, a lavanda e a cidreira, mas também componentes extra como os tripofanos, ómegas e anti-oxidantes.

  • Camomila: além dos benefícios a nível gastrointestinal, é utilizada como agente relaxante, ajudando a acalmar os nossos cães.
  • Lavanda: controla e alivia irritações da pele que podem ser consequência do stress vivenciado pelo seu patudo.
  • Cidreira: tal como a camomila, tem propriedades relaxantes.
  • Tripofanos: são componentes proteicos que ajudam a reduzir os níveis de stress.
  • Ómegas 3 e 6: ajudam a promover a saúde do pêlo e pele, bem como prevenir alterações cardiovasculares e cognitivas.
  • Anti-oxidantes: ingredientes promotores da estimulação do sistema imunitário, favorecendo as defesas do organismo dos cães.

Os snacks calmantes funcionam bastante bem! Devem ser administrados respeitando as quantidades diárias recomendadas na embalagem para surtirem o efeito desejado e não terem consequências negativas.

Recomenda-se a utilização destes snacks em casos de ansiedade de separação, hiperatividade, stress em viagens ou outros momentos estimulantes (por exemplo, visitas ao Médico Veterinário), fobia sonora e treinos de obediência como reforço positivo.

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Ana Pinto

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD em 2014. Realizou vários estágios em Portugal, Inglaterra e Espanha, exercendo Clínica de Animais de Companhia desde 2015. As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida desde sempre e não a consigo imaginar sem eles! Quer na vida pessoal, quer na vida profissional. É impossível não nos contagiarem com a sua felicidade pura! São realmente, a cura de todos os males :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *