Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cadela esterilizada com corrimento vaginal: o que pode ser?

A esterilização previne tumores e infeções dos órgãos reprodutores. Mas podem surgir outras doenças que se manifestem com corrimento vaginal.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A esterilização (ovariohisterectomia) das cadelas consiste na remoção cirúrgica do útero e ovário. É uma intervenção relativamente simples e vantajosa, uma vez que previne doenças dos órgãos reprodutores (piómetras e outras infeções uterinas) e tumores hormono-dependentes (ex: tumor de mama ou de ovário). Ainda assim, poderão surgir outros problemas que se manifestem através de corrimento vaginal. Ter uma cadela esterilizada com corrimento vaginal é uma situação que pode acontecer. Saiba quais as causas possíveis.

Que tipos de corrimento vaginal existem e o que significam?

O corrimento vaginal é uma secreção libertada pela vagina que, em condições normais, não dá nas vistas! Nos casos patológicos, a sua produção é mais evidente e as caraterísticas tornam-se diferentes do habitual, nomeadamente a nível de odor, cor e espessura.

O corrimento vaginal normal é:

  • Transparente;
  • Sem cheiro (inodoro);
  • Fluído;
  • Pouco abundante.

Tudo o que seja diferente desta apresentação normal é considerado patológico e motivo de alarme! Por exemplo, uma cadela esterilizada com corrimento vaginal:

  • Sanguinolento: devido à presença de sangue por trauma ou tumor na vagina ou no sistema urinário. Ocorre também em casos de infeções urinárias severas e intoxicações (como a por rodenticidas).
  • Castanho: significa que está presente infeção bacteriana. Geralmente tem mau odor associado.
  • Transparente: será problemático se em grande quantidade. Pode indicar fases iniciais de infeção e/ou inflamação.

Quais as causas para uma cadela esterilizada com corrimento vaginal?

  • Infeção urinária

As cadelas com infeção urinária apresentam outros sinais associados, como dificuldade e dor a urinar (disúria), aumento da frequência das micções (polaquiúria) e sangue na urina (hematúria). Esse sangue pode confundir o proprietário como corrimento vaginal sanguinolento, embora seja proveniente da bexiga.

  • Cálculos urinários

Por fricção na parede da bexiga ou infeção urinária concomitante, os cálculos urinários provocam hematúria (sangue na urina), o que pode ser interpretado pelo tutor como corrimento vaginal sanguinolento.

  • Piómetra do coto uterino

Embora esterilizadas, algumas cadelas podem fazer infeção da porção terminal do útero (o colo), que não terá sido removido na cirurgia. São raras.

  • Síndrome do Tecido Ovárico Remanescente

Em raros casos, as cadelas continuam a produzir hormonas após esterilização. Essas situações ocorrem pela presença de tecido ovárico não detetado na cirurgia, o que continua a produzir hormonas que induzem o cio, com consequente corrimento vaginal sanguinolento.

  • Tumor

Qualquer neoplasia vaginal ou do trato urinário, pode provocar corrimento.

  • Corpo estranho

A presença de material estranho dentro da vagina, como por exemplo uma pragana, despoleta uma reação inflamatória acompanhada com corrimento sanguinolento/acastanhado.

  • Traumatismo

Os traumas implicam lesão de estruturas com consequente hemorragia. Nestes casos, o corrimento será sanguinolento (de cor vermelha) e com o evoluir poderá tornar-se castanho por infeção bacteriana concomitante.

  • Vaginite

Inflamação da mucosa vaginal com consequente infeção. Nestas situações, a vagina fica avermelhada e com corrimento transparente abundante ou acastanhado. As cadelas têm tendência a lamber a zona peri-vulvar com frequência.

  • Intoxicação

A intoxicação por veneno de ratos (rodenticidas) compromete gravemente os fatores de coagulação do organismo, gerando hemorragias internas em várias estruturas. Em alguns casos severos, poderá ser evidente um corrimento vaginal sanguinolento por hemorragia na bexiga.

Se a cadela não for esterilizada, acresce a esta lista a principal causa de corrimento vaginal: piómetra (infeção do útero).

Qual o tratamento?

Porque existem imensas causas para a presença de corrimento vaginal em cadelas esterilizadas, é importante que seja realizada avaliação pelo Médico Veterinário para diagnóstico e tratamento adequado. O tratamento depende naturalmente da causa, bem como o prognóstico.

Para manter a saúde do seu cão deve estar atento a sinais como este. Deve falar de imediato com o médico veterinário se der conta da sua cadela ter corrimento vaginal.

Para além de consultas anuais ao médico veterinário, uma alimentação equilibrada e de qualidade é essencial para manter a saúde do seu cão e aumentar a longevidade.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta