5 mitos e verdades sobre a esterilização do seu cão
Leia este artigo para ficar a conhecer alguns mitos e verdades sobre a esterilização das cadelas e castração dos machos!
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
A castração nos cães e a esterilização nas cadelas, são cirurgias rotineiras em Medicina Veterinária, nas quais os órgãos reprodutores (testículos, ovários e útero) são removidos.
Estas cirurgias deixam alguns tutores receosos, pois existem ainda muitos mitos em torno destes procedimentos, que devem ser esclarecidos.
Fique a conhecer 5 mitos e 5 verdades sobre a castração/esterilização do seu patudo:
- Mito: a esterilização é uma cirurgia dolorosa.
A realização de uma cirurgia de castração/esterilização é precedida de uma anestesia geral e analgesia, pelo que o animal não sente nada durante todo o processo. No pós-cirúrgico a recuperação é bastante rápida e confortável se forem respeitados as recomendações Médico-Veterinárias.
- Mito: cães castrados são tristes por não terem filhos.
O fato de não terem crias, não os torna infelizes. Animais felizes são aqueles que recebem carinho e cuidados dos seus tutores.
- Mito: os cães mudam a sua personalidade após a castração.
Alguns machos melhoram o seu comportamento após a cirurgia, não demonstrando comportamentos que anteriormente eram induzidos pela estimulação hormonal, como a agressividade. Contudo, a cirurgia não muda a sua inteligência nem capacidade de aprendizagem.
- Mito: os cães engordam após a castração.
Realmente após este processo cirúrgico, o metabolismo dos cães fica mais lento, mas só engordarão se não forem tomados cuidados com a alimentação adequada e não forem estimulados fisicamente.
A ração pode ter que ser ajustada depois da esterilização para uma adequada a cães castrados ou light. Aconselhe-se sobre este assunto com o seu Médico Veterinário.
- Mito: a castração provoca incontinência urinária.
A probabilidade de tal acontecer é muito reduzida.
- Verdade: a esterilização das cadelas impede que tenham cio.
Nas cadelas a esterilização, chamada de ovariohisterectomia, consiste na remoção dos ovários e útero. Dessa forma, não há produção hormonal e consequentemente elas deixam de fazer cio. Ao contrário do que pode acontecer na Mulher, não há laqueação das trompas uterinas, mas sim remoção de todo o sistema reprodutivo feminino canino.
- Verdade: a esterilização prolonga a vida do animal.
A castração nos machos e a esterilização nas fêmeas ajuda na redução da probabilidade de desenvolverem tumores e doenças, pelo que automaticamente estamos a melhorar não só a sua qualidade, mas também a duração da sua vida.
- Verdade: a esterilização é uma forma de prevenir o abandono.
A esterilização é uma forma de evitar a gravidez das fêmeas, o que ajuda a contribuir para a redução dos animais que são abandonados.
- Verdade: a esterilização é uma forma mais segura de prevenir a reprodução dos animais em relação ao uso de contraceptivos orais.
O uso de pilulas ou injecções anti-concepcionais em cadelas está completamente contra-indicado. Estes métodos não são seguros para a saúde dos animais, pois provocam tumores e infeções graves.
- Verdade: as cirurgias de esterilização e castração são simples.
Atualmente este tipo de intervenção cirúrgica é considerado seguro e simples, com recurso a pouca medicação no pós-cirúrgico. Os riscos associados são muito reduzidos.
Ana Matias
Médica Veterinária