Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

5 mitos e verdades sobre a esterilização do seu cão

Leia este artigo para ficar a conhecer alguns mitos e verdades sobre a esterilização das cadelas e castração dos machos!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A castração nos cães e a esterilização nas cadelas, são cirurgias rotineiras em Medicina Veterinária, nas quais os órgãos reprodutores (testículos, ovários e útero) são removidos.

Estas cirurgias deixam alguns tutores receosos, pois existem ainda muitos mitos em torno destes procedimentos, que devem ser esclarecidos.

Fique a conhecer 5 mitos e 5 verdades sobre a castração/esterilização do seu patudo:

  • Mito: a esterilização é uma cirurgia dolorosa.

A realização de uma cirurgia de castração/esterilização é precedida de uma anestesia geral e analgesia, pelo que o animal não sente nada durante todo o processo. No pós-cirúrgico a recuperação é bastante rápida e confortável se forem respeitados as recomendações Médico-Veterinárias.

  • Mito: cães castrados são tristes por não terem filhos.

O fato de não terem crias, não os torna infelizes. Animais felizes são aqueles que recebem carinho e cuidados dos seus tutores.

  • Mito: os cães mudam a sua personalidade após a castração.

Alguns machos melhoram o seu comportamento após a cirurgia, não demonstrando comportamentos que anteriormente eram induzidos pela estimulação hormonal, como a agressividade. Contudo, a cirurgia não muda a sua inteligência nem capacidade de aprendizagem.

  • Mito: os cães engordam após a castração.

Realmente após este processo cirúrgico, o metabolismo dos cães fica mais lento, mas só engordarão se não forem tomados cuidados com a alimentação adequada e não forem estimulados fisicamente.

A ração pode ter que ser ajustada depois da esterilização para uma adequada a cães castrados ou light. Aconselhe-se sobre este assunto com o seu Médico Veterinário.

A probabilidade de tal acontecer é muito reduzida.

  • Verdade: a esterilização das cadelas impede que tenham cio.

Nas cadelas a esterilização, chamada de ovariohisterectomia, consiste na remoção dos ovários e útero. Dessa forma, não há produção hormonal e consequentemente elas deixam de fazer cio. Ao contrário do que pode acontecer na Mulher, não há laqueação das trompas uterinas, mas sim remoção de todo o sistema reprodutivo feminino canino.

  • Verdade: a esterilização prolonga a vida do animal.

A castração nos machos e a esterilização nas fêmeas ajuda na redução da probabilidade de desenvolverem tumores e doenças, pelo que automaticamente estamos a melhorar não só a sua qualidade, mas também a duração da sua vida.

  • Verdade: a esterilização é uma forma de prevenir o abandono.

A esterilização é uma forma de evitar a gravidez das fêmeas, o que ajuda a contribuir para a redução dos animais que são abandonados.

  • Verdade: a esterilização é uma forma mais segura de prevenir a reprodução dos animais em relação ao uso de contraceptivos orais.

O uso de pilulas ou injecções anti-concepcionais em cadelas está completamente contra-indicado. Estes métodos não são seguros para a saúde dos animais, pois provocam tumores e infeções graves.

  • Verdade: as cirurgias de esterilização e castração são simples.

Atualmente este tipo de intervenção cirúrgica é considerado seguro e simples, com recurso a pouca medicação no pós-cirúrgico. Os riscos associados são muito reduzidos.

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta