Sangue na urina dos cães
Se notou que o seu cão urina com sangue, o próximo passo é consultar o Médico Veterinário para que o problema seja diagnosticado adequadamente por um profissional. Este artigo explica quais as principais causas que podem estar na origem de sangue na urina e os cuidados que deve ter.
Ana Matias
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Tal como acontece nos humanos, o sistema urinário é responsável por produzir, armazenar e eliminar urina, que contém resíduos resultantes das funções essenciais do organismo. Mesmo as alterações consideradas ligeiras podem ser muito dolorosas ou desconfortáveis para os cães e afetar o seu comportamento. O aparecimento de sangue na urina dos cães, chamado de hematúria, pode estar relacionado com diversos problemas. As patologias podem ser do sistema urinário ou não, alguns deles bem graves que podem conduzir à morte.
Nesse sentido, é de extrema importância que, caso o seu cão apresente sangue na urina, seja avaliado por um Médico Veterinário com urgência. Adiar a investigação e o diagnóstico, pode fazer com que a patologia evolua e se complique, dificultando a recuperação do seu patudo.
Principais causas da presença de sangue na urina dos cães
- Infeção urinária
As infeções são provocadas por bactérias que podem provocar outros sinais clínicos. É comum a dor ao urinar, aumento da frequência da micção e lambidelas constantes na área genital.
Caso a infeção se alastre até aos rins (pielonefrite), as consequências são mais graves, podendo culminar em falência renal e morte.
A medicação adequada para resolver estas infeções é baseada nos resultados das análises e apenas o Médico Veterinário pode prescrevê-las.
- Cistite
A cistite canina é a inflamação da bexiga dos cães e pode ser provocada por bactérias, cálculos (as chamadas “pedras”), tumores, má formação anatómica e retenção da urina por fatores externos que podem ajudar o problema a aparecer, causando incontinência urinária e hematúria.
Este tipo de patologia é diagnosticado recorrendo à avaliação Médico-Veterinária, utilizando exames como a ecografia.
- Tumores
Sejam eles benignos ou malignos, os tumores podem provocar sangramento urinário.
- Intoxicação
O contacto dos cães com substâncias tóxicas, como o veneno de rato, pode provocar sangramentos internos, incluindo sangue na urina. O prognóstico é bastante grave, sendo uma das situações em que a taxa de mortalidade é elevada sem tratamento.
- Cálculos urinários (“pedras”)
Tal como nos humanos, a presença de cálculos no sistema urinário (rins, ureteres, bexiga e uretra) pode provocar lesões que culminam em sangue na urina.
Os cães podem ter bastante dificuldade e dor ao urinar. São considerados casos graves que necessitam de uma avaliação Médico-Veterinária urgente!
- Traumas
Após traumatismos como quedas e/ou atropelamento, mesmo que os cães aparentem estar bem, podem surgir lesões internas sérias. A hematúria é um dos principais indícios desse tipo de situação. O médico veterinário deve atuar com rapidez, pois pode indicar sangramento interno, como rutura de bexiga.
- Doenças infeciosas
Algumas doenças infeciosas em cães podem levar à hematúria, como por exemplo a Leptospirose.
- Distúrbios de coagulação
Alterações no sistema de coagulação dos cães podem conduzir ao sangramento urinário.
Como prevenir o sangue na urina dos cães?
Não existe uma forma de prevenção concreta contra a hematúria, contudo é indicado que os tutores levem os seus cães a passear regularmente e promovam a ingestão de água.
Uma alimentação de elevada qualidade, com ração natural também ajuda a prevenir algumas patologias, sendo de extrema importância na manutenção da saúde animal. Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.
Muitas vezes não é fácil identificar a presença de sangue na urina dos patudos, por isso toda a atenção é pouca! Os tutores devem estar sempre alerta para qualquer sinal de desconforto ou dor, além da aparência da urina! A intervenção do Médico Veterinário atempada é crucial para que tudo corra pelo melhor! O Médico Veterinário fará um exame completo ao seu cão, poderá realizar uma colheita de urina para posterior análise ou outros exames, como recolha de sangue, ecografia abdominal ou radiografias para ajudar a determinar a causa do problema.
Ana Matias
Médica Veterinária