Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão engoliu veneno dos ratos, e agora?

O chamado “veneno dos ratos” pode ser fatal para o cão que o ingere. Saiba o que fazer se isso acontecer com o seu cão neste artigo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Não são apenas os snacks favoritos do seu patudo ou a ração, que lhe chamam a atenção! Muito curiosos, os cães são muito susceptíveis à ingestão de tóxicos, como o veneno dos ratos. É importante saber como agir se o seu cão engoliu veneno dos ratos.

Ajudamos a criar a receita ideal para o seu cão aqui.

Porque é o veneno dos ratos é tóxico para os cães?

O chamado “veneno dos ratos” ou rodenticida, diminui os níveis de vitamina K (vitamina importante na síntese dos fatores de coagulação), provocando distúrbios na coagulação e hemorragias secundárias, que podem ser fatais.

Qual a manifestação clínica deste tipo de intoxicação?

Os animais podem apresentar, para além de hemorragias:

Se um cão ingerir veneno dos ratos, quanto tempo decorre até que manifeste sintomatologia clínica?

O tempo de manifestação dos sinais clínicos pode ir de 24 horas a 5 dias pós-ingestão do tóxico dependendo do tipo de rodenticida.

O que fazer?

Se o tutor tiver visto a ingestão do produto deve induzir o vómito ao cão de imediato. É importante levar o animal ao Médico Veterinário o quanto antes.

Que cuidados médicos são necessários?

Depende se já há manifestação clínica ou se o objetivo dos cuidados médicos é preventivo (quando os tutores assistem à ingestão do produto, mas o animal não manifestou qualquer alteração).

Quando a abordagem tem como objetivo a prevenção, deve ser induzido o vómito se a exposição foi recente e iniciar terapia com vitamina K. O perfil de coagulação deve ser controlado nos dias seguintes.

Quando há manifestação clínica é importante agir de imediato. O animal deve realizar exames de diagnóstico para perceber a envolvência orgânica – análises de sangue, incluindo perfil de coagulação, raio-X e, se necessário, ecografia abdominal. Se há manifestação de hemorragia, pode ser necessária a realização de uma transfusão de eritrócitos e/ou plasma (transfusão de sangue) e deve ser iniciada terapia com vitamina K. O animal deve manter-se hospitalizado e a soro. O internamento pode ser longo, dependendo do estado do animal e da velocidade de recuperação do organismo.

Se um cão ingerir veneno dos ratos, isto pode ser mortal?

Sim. Depende do tipo de raticida, da quantidade ingerida e do peso do animal.

Como prevenir?

Nos passeios deve sempre controlar a ingestão de materiais estranhos. Lembre-se que os cães gostam de andar com o nariz colado no chão, sendo atraídos rapidamente por algo “novo”.

Se utilizar este tipo de produto na sua casa, nunca deixe o acesso livre ao seu patudo. Não facilite!

Daniela Leal
Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta