Conheça 5 raças caninas que tem origem na Europa

  • Border Collie – tem como país de origem a Grã-Bretanha. São cães de trabalho e que estão habituados a acompanhar o dono em longas caminhadas de pastoreio e proteger o seu rebanho. Atualmente são animais de companhia, muito leais ao dono e muito inteligentes, sendo mesmo considerados os cães mais inteligentes do mundo. Dono de uma personalidade incrível, amável, social e reservado na presença de estranhos. São considerados cães de médio porte, que em adulto chegam a pesar 20kg.
  • Pastor Alemão – esta raça tem como país de origem a Alemanha e inicialmente era considerado o cão de pastoreio. Além de robusto e musculado, o Pastor Alemão é bastante inteligente e obediente. Bastante leal ao seu dono e está sempre pronto para o acompanhar. São erradamente rotulados como cães agressivos, mas na verdade são cães companheiros e afetuosos para os seus donos e tem uma paciência incrível com crianças. Atualmente esta raça é utilizada tanto como cão de companhia, como cão de serviço (polícia, salvamento, cães-guias, etc.).
  • Labrador Retriever – Esta raça vem de Inglaterra e é das raças mais populares do mundo. Inicialmente era muito encontrado como cão de caça/parar mas hoje em dia são visto em muitas outras funções, tanto como cães de companhia, de caça e mesmo cães de serviço. Isto porque são cães extremamente sociáveis, fáceis de educar e facilmente criam uma ligação afetuosa com uma pessoa.
  • Caniche – esta raça vem de França e tinha como função cobrar aves na água (caça). Mais tarde eram vistos como cães de companhia nas cortes. Muito famosos como cães de companhia pelo seu lindo pêlo branco encaracolado. São cães inteligentes que adoram a sua família. São energéticos e adoram um bom desafio. O seu tamanho pode variar consoante a sua linhagem, podendo ser cães de pequeno, médio ou grande porte.
  • Serra da Estrela – considerada das raças mais antigas da Península Ibérica, a raça Serra da Estrela tem como país de origem Portugal. Inicialmente era utilizado como cão de pastoreio e de guarda do rebanho, nos dias de hoje são vistos como cães de companhia e guarda. São cães independentes, leais e brincalhões com a sua família. São grandes e robustos e excelentes cães de guarda.

Maria Mariano

Médica Veterinária

Published by Maria Mariano

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UHTL, Lisboa. Realizou estágios por diversas cidades de Portugal e tem experiência de 2 anos em clínica de animais de companhia. As áreas de maior interesse são a Nutrição e a Cirurgia. A minha relação com os cães Toda a vida cresci com a sorte de poder aprender com estes animais. A minha admiração por eles levou-me a estudar veterinária para os poder compreender e ajudar em todas as fases da vida deles. A Baga é a cadela que hoje me acompanha, uma Labrador Retrievers de 2 anos.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *