Numa fase inicial a maioria dos cachorros têm um cheiro característico. No entanto, o facto de serem desastrados e se sujarem com facilidade, faz com que possam adquirir um odor desagradável. Uma das grandes dúvidas que dos tutores é quando dar banho ao seu cão bebé.

Quando dar banho ao cão bebé?

Geralmente, os Médicos Veterinários recomendam que o primeiro banho seja realizado após o protocolo vacinal ter terminado.

Os cachorros são seres bastante frágeis e com baixa capacidade de regular a temperatura de forma eficaz. Além disso, o banho constitui sempre um evento stressante, que pode contribuir para a diminuição da imunidade. Por isso, os Médicos Veterinários recomendam que o primeiro banho seja realizado após o protocolo vacinal ter terminado.

Contudo, por motivos de forma maior, pode surgir a necessidade de fazê-lo antes! Se é o caso do seu patudo, aconselhe-se junto do seu Médico Veterinário habitual de como deve proceder. Por vezes, é mais seguro que o primeiro banho seja feito na clínica veterinária ou outro local especializado.

O que necessita?

Depois de decidir quando dar banho ao cão bebé é importante que tenha:

  • Toalha
  • Escova adequada
  • Secador
  • Banheira ou outro recipiente
  • Champô específico para cachorros
  • Biscoitos

Como dar banho ao seu cachorro?

Para dar banho ao seu cachorro em casa, deve sempre escolher um local tranquilo e isolado (preferencialmente a casa de banho) para evitar correntes de ar que o possam prejudicar.

Escovagem

Comece por escová-lo bem assim consegue retirar o máximo de pêlo morto possível. Sempre de forma calma e pode começar o treino com reforço positivo nesta altura para que ele fique mais calmo.

Temperatura

Verifique a temperatura da água (água morna) e depois pode começar! Não coloque o chuveiro em cima da cabeça e orelhas dele e até pode tapar as orelhas para assim diminuir o stress no banho e que ele não ganhe otites devido à humidade.

Reforço positivo

Relaxe-o durante todo o processo com biscoitos e brincadeira. Todo o processo deve ser uma experiência agradável para si e para o seu cachorro.

Secagem

Este pode ser o momento mais complicado de todos, devido ao barulho do secador. Aqui é super importante que o pêlo e a pele do seu animal fiquem bem secos, pois se ficarem húmidos, desenvolve-se um odor desagradável mais rapidamente. Além disso, podem desenvolver-se dermatites associadas à humidade do pêlo e pele.

Primeiro utilize uma toalha para absorver o excesso de água, compressas macias para limpar o interior das orelhas e depois seque com o secador.

Qual o truque de mágica para que tudo corra bem?

Use sempre um biscoito ou a ração favorita do seu cão como miminho de bom comportamento! Veja aqui uma receita formulada especialmente para o seu cão.

Se não for feito adequadamente, o banho pode tornar-se um evento traumatizante e há animais que desenvolvem fobia.

Se não conseguir realizar todo o processo, vá por fases e habitue-o aos diferentes passos separadamente para que seja mais fácil

Que outras alternativas ao banho existem?

Pode sempre começar com toalhitas próprias para cães. Também já existem champôs secos ou espumas que pode aplicar numa fase inicial.

Ana Matias

Médica Veterinária

Leave a comment