Talvez seja a dúvida mais frequente de tutores de primeira viagem. Quando é que um cachorro pode ir lá fora passear?

É muito comum ouvir de médicos veterinários e outros tutores de cães que só devemos passear com os cães lá fora, na “rua”, após completar o plano vacinal do cachorro. Perceba porque!

Os cachorros são imunilógicamente imaturos no período inicial de vida.

O sistema imunitário dos cachorros ainda não é competente, como nos adultos, para lidar com a maioria das patologias.

Por isso, são mais susceptiveis a contrair doenças infecto-contagiosas que podem ser fatais. .

IMUNIDADE DO CACHORRO

 Logo após o nascimento os filhotes mamam o colostro.

O colostro é a primeira porção de leite materno que é extremamente rica em células imunologicamente ativas, anticorpos. O coloctro confere a imunidade passiva ao animal. É uma espécie de “vacina” natural , que os protege de diversas patologias e que lhes é transmitida pela mãe.

 Na  maioria  dos  cachorros,  a imunidade passiva terá declinado às 8-12 semanas de idade para um nível que permite a imunização ativa, ou seja, a vacinação.

Alguns cachorros, com baixo nivel de imunização maternal podem ficar vulneráveis (e capazes de responder à vacinação) mais precocemente.

Enquanto que outros possuem títulos de anticorpos tão altos que são incapazes de responder à vacinação até >12 semanas de idade.

PLANO VACINAL

As vacinas essenciais para  o  cão  são  aquelas  que  conferem  proteção  contra  a  infecção  pelo  vírus  da cinomose ou “esgana”  (CDV),  o adenovírus canino (CAV; tipos 1 e 2) e o parvovírus canino tipo 2 (CPV-2) e suas variantes.

A recomendação é para a vacinação essencial se iniciar às 6-8 semanas de idade e então a cada 2-4 semanas até às 16 semanas de idade.

Portanto, o número de vacinações essenciais primárias do cachorro será determinado:

  1. pela idade na qual a vacinação é iniciada;
  2. pelo intervalo selecionado entre as vacinações.

Assim, em resumo e resposta à questão “Quando é que um cachorro pode ir lá fora?”:

  • se começarmos o plano vacinal às 8 semanas, e os reforços forem espaçados por 3 semanas, o cachorro pode sair à rua às 14 semanas,
  • ou após o ultimo reforço, às 16 semanas se começar o plano mais tarde.

Helena Ferreira

dica Veterinária

Published by Helena Ferreira

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária no ICBAS - Universidade do Porto, concluído em 2017, tendo realizado vários estágios em Portugal e nos EUA onde aprofundou conhecimentos na área de Anestesia, Cuidados intensivos, Cardiologia e Radiologia. Desde de 2017 a trabalhar em clínica de animais de companhia com especial interesse nas áreas de Cirurgia e de Medicina Interna. A minha relação com os cães Os cães fazem parte da minha vida desde que a minha memória me permite lembrar. Cresci com eles e aprendi o significado de altruísmo e resiliência. São o verdadeiro exemplo se felicidade genuína! estão sempre lá para nós! Cá em casa tenho a Cuchi, uma “rafeirinha” com 15 anos mas espírito de cachorro! É um amor, a não ser quando se mete com os gatinhos cá de casa :)