Sabia que os cães podem comer bananas? Descubra em que situação pode dar esta fruta ao seu patudo e quais os seus benefícios.

Benefícios da banana para os cães

Nem todas as frutas podem ser oferecidas ao seu cão sem risco de intoxicação. Por exemplo, as uvas podem provocar sérios danos no organismo dos patudos.

No entanto, os cães podem comer bananas sem risco de intoxicação.

Apoio à função cardíaca

A banana tem minerais como o potássio e antioxidantes que auxiliam na função cardíaca.

Estimula o sistema imunitário

A vitamina C presente na banana tem propriedades antioxidantes que protegem o organismo dos efeitos dos radicais livres, o que garante o fortalecimento do sistema imunológico.

Promove a saúde óssea e muscular

A banana tem magnésio e potássio que ajuda a fortalecer a estrutura óssea e também ajuda no fortalecimento muscular.

Saúde digestiva

Esta fruta é rica em fibras e também tem prebióticos naturais que ajudam a equilibram a flora intestinal, a regularizar o transito intestinal e ainda aumentam a absorção dos nutrientes.

Apesar de os cães poderem comer bananas, a base da sua alimentação deve ser sempre uma boa ração.

Existem algumas crenças de que se o patudo tiver diarreia deve comer banana, no entanto, se o seu patudo apresentar alterações gastrointestinais não deve dar banana nem outros alimentos. Deve consultar o seu veterinário.

Snack saudável

Um dos grandes benefícios da banana para os cães é o facto de ser uma opção de snack saudável, natural e barato.

Pode utilizar por exemplo a banana para treinar o seu cão a obedecer a alguns comandos em vez de outros alimentos mais gordurosos ou industrializados.

Problemas dos cães comerem bananas

No entanto, é importante dosear a quantidade de fruta que oferece ao seu patudo, inclusive da banana.

A banana tem hidratos de carbono, que são açúcares, que em excesso pode contribuir para o aparecimento de doenças como diabetes e obesidade.

Assim, é importante, que a base da alimentação do seu cão seja sempre a ração e a banana ou outros snacks sejam sempre dados como um complemento.

Todos os snacks que o seu cão comer não sevem ultrapassar cerca de 10% da quantidade total de alimento.

Cuidado com a casca da banana. Apesar de não ser tóxica, não é aconselhável, dar a casca da banana ao seu cão.

A casca da banana é mais rica em fibra e pode levar a alterações gastrointestinais como diarreia. Se for ingerida uma grande quantidade pode também causar uma obstrução gastrointestinal.

Como dar banana ao seu cão?

Deve descascar a banana e cortar em fatias, dando posteriormente ao seu patudo.

No verão pode também optar por congelar a banana. Um óptimo snack fresco e saudável.

Published by Patrícia Azevedo

Experiência Frequentou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD, tendo concluído posteriormente o curso no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Realizou vários estágios em Clínica de Animais de Companhia trabalhando agora nessa mesma área . As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida e do meu percurso profissional. Desde pequena o sonho era ser veterinária e ter um cão, até que com 11 anos o Rover se tornou o novo membro da família e a inspiração para ser médica veterinária que hoje em dia recordo com muito amor e carinho. Agora a minha melhor amiga é a Dama uma patuda rafeira que me enche o coração. Os cães são das melhores alegrias que podemos ter, sorte de quem tem um patudo na sua vida!