Se já reparou com atenção nas patinhas do seu cão vai notar que os nossos amigos têm um unha mais peculiar que as outras. Saiba o que é o esporão no cão neste artigo!

O que é a unha do esporão no cão?

Na verdade, a unha do esporão corresponde ao primeiro digito na “mão” e no “pé” dos nossos patudos. Corresponde, de uma forma simplista, ao seu “polegar”.

A sua posição elevada relativamente ao solo, impede que a unha desse digito se desgaste como acontece nos outros digitos.

Função da unho do esporão no cão

O quinto digito ajuda na tração em corrida. Quando os nossos patudos correm, os seus membros anteriores dobram o suficiente para entrarem em contato com o solo. Em altas velocidades (especialmente ao mudar de direção) ou em superfícies escorregadias, esses quintos dedos fornecem tração extra. Alguns cães também usam essas unhas para ajudá-los a subir a árvores ou a segurar objetos para mastigá-los melhor .

Os quintos dedos devem ser removidos?

Os quintos digitos não devem ser removidos, a menos que haja um bom motivo para isso. Em casos raros, a garra de um cão pode ser gravemente ferida ou desenvolver uma doença. Se houver um tumor neoplásico na zona ou inflamação crónica e recorrente, a remoção nessas circunstâncias passa a ser indicada.

É mais comum, no entanto, a remoção de quintos digitos duplos ou traseiros com fixação anormal, pois tendem a ficar presos e a causar ferimentos por avulsão. A incidência real desses tipos de lesões ainda é bastante baixa, e a sua ramoção deve ser sempre uma decisão avaliada pelo seu médico veterinário, e caso a caso.

Como fazer a manutenção da unha do esporão no cão?

Quando se trata de manutenção, estes digitos não diferem das outras unhas do seu cão. Cães extremamente ativos podem desgastar as unhas, incluindo a do quinto digito a ponto de não ser mais necessário aparar as unhas. Mas para a maioria dos animais de estimação, é recomendável cortes regulares para manter as unhas em um comprimento saudável e evitar sobrecrescimentos.

A manutenção das unhas deve fazer parte das rotinas de saúde e bem estar. Em conjunto da manutenção de uma alimentação correta e adaptada, realização de check up veterinários regulares e rotinas de banhos e higiene, a inspeção das unhas deve fazer parte dos cuidados regulares do seu patudo !

Helena Ferreira

Médica veterinária

Published by Helena Ferreira

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária no ICBAS - Universidade do Porto, concluído em 2017, tendo realizado vários estágios em Portugal e nos EUA onde aprofundou conhecimentos na área de Anestesia, Cuidados intensivos, Cardiologia e Radiologia. Desde de 2017 a trabalhar em clínica de animais de companhia com especial interesse nas áreas de Cirurgia e de Medicina Interna. A minha relação com os cães Os cães fazem parte da minha vida desde que a minha memória me permite lembrar. Cresci com eles e aprendi o significado de altruísmo e resiliência. São o verdadeiro exemplo se felicidade genuína! estão sempre lá para nós! Cá em casa tenho a Cuchi, uma “rafeirinha” com 15 anos mas espírito de cachorro! É um amor, a não ser quando se mete com os gatinhos cá de casa :)