Como saber se uma ração tem boa digestibilidade?

Por norma os rótulos das rações não mencionam a digestibilidade. Contudo, a quantidade de ração recomendada por dia para um determinado peso pode ajudar a perceber o aproveitamento de uma ração. Se a quantidade recomendada for muito elevada, por exemplo, é sinal que o animal tem que comer mais quantidade de ração para reter mais nutrientes. Nesse caso, a quantidade de fezes produzidas também será maior.

A digestibilidade de uma ração está diretamente relacionada com os ingredientes incorporados na ração.

As melhores rações têm uma digestibilidade maior?

Normalmente sim. Rações de melhor qualidade proporcionam um aproveitamento maior dos ingredientes. As rações premium incluem ingredientes de boa qualidade, que normalmente têm um valor biológico maior.

O que aumenta a digestibilidade de uma ração?

A inclusão de alimentos facilmente digestíveis ajuda a aumentar a digestibilidade de uma ração. O ovo, por exemplo, é um ingrediente com um valor biológico perto de 100% (significa que é absorvido quase na totalidade). O arroz e as proteínas selecionadas (frango desidratado, frango fresco) são igualmente alimentos com valor biológico elevado.

 

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Daniela Leal

# Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pelo ICBAS, U.Porto. Realizou estágios em Portugal, Espanha e no Reino Unido e conta com 3 anos de experiência em Clínica de Animais de Companhia. A Nutrição Clínica e a Oftalmologia são áreas clínicas de especial interesse. # A minha relação com os cães Nos últimos 8 anos vi cães diferentes todos os dias – fascina-me a forma como encaram a vida com felicidade, proporcionando sentimentos positivos a quem os rodeia. Lá em casa a Kia, com 5 anos, é atualmente o membro mais novo da família :) Adoramos ir juntas passear à praia!

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *