A escovagem do pelo faz parte das rotinas de cuidados e de higiene dos cães. Para alguns deles, é também um momento de relaxamento e prazer.

Qual a importância da escovagem?

Como foi referido anteriormente, a escovagem do pelo dos cães é importante por motivos de higiene. Ao longo do ano, os patudos vão mudando o tipo de pelagem, acumulando bastante pelo morto. É a escovagem frequente que ajuda na remoção da camada de pelo morta, impedindo que se acumulem no corpo do animal e que se espalhem pela nossa casa! Além disso, evita que se criem nós de pelos que potenciam a acumulação bacteriana e consequente infeção da pele (dermatite).

Do ponto de vista de relaxamento, a escovagem assume um papel de relevo. Muitos cães adoram ser escovados! Nesse momento, libertam hormonas de prazer o que potencia o seu bem-estar e saúde 🙂

Aproveite para aprender como deve escovar o seu amigo e fortaleça o vínculo que há entre vocês! 🙂

Para proporcionar os melhores cuidados ao pelo do seu melhor amigo de 4 patas, deverá ter em consideração algumas dicas:

Identificar o tipo de pelo do seu cão

Existem diferentes tipos de pelo (curto, comprido, denso, fino, cerdoso, entre outros). O primeiro passo é aprender a identificar qual o tipo de pelo do seu cão.

Por norma, é mais fácil identificar o tipo de pelo de raças puras (como por exemplo, o Yorkshire Terrier com o seu pelo comprido mais propenso a nós) ou o Golden Retriever (pelo espesso com subpelagem). No entanto, pode sempre avaliar o comprimento, espessura e textura do pelo do seu cão para perceber em que categoria se insere.

Saber qual a escova mais adequada

Após saber qual a pelagem do seu patudo poderá escolher a escolha ideal!

Tipos diferentes de pelo exigem também escovas diferentes.

Qual a técnica para escovar

A escovagem deve ser um momento agradável para o cão, mas também para o seu tutor. Por isso, opte por uma técnica suave, de forma a não magoar.

Escove primeiro no sentido do crescimento do pelo e depois em sentido contrário. Deverá tomar especial atenção às zonas atrás das orelhas, axilas, virilhas e rabo, pois é aí que a probabilidade de se formarem nós de pelo é maior.

Nos casos em que há banho associado, a escovagem deverá ser sempre feita após secar o pelo.

Qual a frequência indicada para escovar o seu cão

A frequência da escovagem depende do tipo de cão e de pelo. Cães com pelo curto podem ser escovados uma vez por semana. Já os com pelo longo beneficiam de escovagens mais frequentes.

De forma a evitar a acumulação de pelo morto aconselha-se uma escovagem rápida, em todos os cães, ou diariamente ou cada dois dias.

Reforço positivo

A escovagem correrá melhor se for associada a algo positivo! Se o seu cão se portar bem, ofereça-lhe um miminho ou um snack! Ele vai gostar, cada vez mais, de todas as sessões 🙂

Ana Matias

Médica Veterinária

Published by Ana Matias

Experiência Terminou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (ICBAS) em 2014. Desde então tem-se dedicado à Clinica de Animais de Companhia, com especial interesse nas áreas de Imagiologia, Reprodução Animal e Oncologia Clínica. Pós-graduada e certificada a nível europeu em Diagnóstico por Imagem pela ESPVS. A minha relação com os cães Desde sempre que não sei existir sem a presença destes animais. Ensinaram-me a admirá-los, respeitá-los e amá-los ao ponto de me darem força para me tornar na pessoa que sou hoje profissionalmente e a nível emocional. A Dora é a menina que me acompanha faz 8 anos, uma verdadeira rafeira de raça, como costumo dizer :) Enche-me os dias e o coração.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *