O que é o Cytopoint?

O Cytopoint é um fármaco utilizado no controlo e redução dos sinais associados à dermatite atópica nos cães. Consiste numa solução líquida injetável, com um anticorpo monoclonal contra a interleucina-31 (IL-31) de cães. A interleucina-31 (IL-31) é capaz de induzir prurido (comichão) nos cães atópicos, pelo que este anticorpo trava esse processo.

Qual o seu mecanismo de ação?

O anticorpo anti-IL-31 liga-se especificamente às IL-31, inibindo a sua ação e consequentemente reduz o prurido (comichão) e lesões por ele provocados, nos cães atópicos.

Ao controlar a comichão, dá tempo aos cães para recuperarem as lesões de pele típicas na atopia e evita que surjam mais.

Este medicamento começa a demonstrar eficácia dois dias após a sua administração.

Qual a dose e a frequência de administração?

O Cytopoint é uma solução líquida para injetar na pele (injeção subcutânea) mensalmente. A dose recomendada varia mediante o peso do animal, pelo que deve sempre ser aconselhada pelo Médico Veterinário habitual.

Tem contra-indicações?

Este medicamento pode ser administrado em cães de qualquer idade e em simultâneo com outras terapias frequentemente utilizadas.

Raramente surgem efeitos secundários, mas pode ocorrer desconforto no local aquando a injeção subcutânea.

Ana Matias

Médica Veterinária

Published by Ana Matias

Experiência Terminou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (ICBAS) em 2014. Desde então tem-se dedicado à Clinica de Animais de Companhia, com especial interesse nas áreas de Imagiologia, Reprodução Animal e Oncologia Clínica. Pós-graduada e certificada a nível europeu em Diagnóstico por Imagem pela ESPVS. A minha relação com os cães Desde sempre que não sei existir sem a presença destes animais. Ensinaram-me a admirá-los, respeitá-los e amá-los ao ponto de me darem força para me tornar na pessoa que sou hoje profissionalmente e a nível emocional. A Dora é a menina que me acompanha faz 8 anos, uma verdadeira rafeira de raça, como costumo dizer :) Enche-me os dias e o coração.

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *