Os cães de raça Yorkshire são conhecidos pelo seu pelo brilhante e sedoso, bem como pelas suas orelhas no ar, sempre atentas a tudo! No entanto, quando nascem, estes patudos têm as orelhas caídas. Mas afinal com que idade é que os Yorkshire levantam as orelhas?

Com que idade é que os Yorkshire levantam as orelhas?

Geralmente, as orelhas destes cães levantam e assumem a sua posição habitual, entre os 3 e os 6 meses.

Em alguns patudos isto pode não acontecer. Nos casos de doença, durante a muda de dentes ou até mesmo por alterações genéticas, as orelhas podem ficar caídas.

Como levantar as orelhas do Yorkshire?

Antes de mais, é importante verificar junto do seu Médico Veterinário habitual, qual o motivo para as orelhas do seu Yorkshire estarem caídas. Após o exame clínico, o Médico Veterinário estabelecerá a melhor estratégia a implementar. Quer a colocação de talas ou pensos nas orelhas de forma a sustentá-las, quer terapia medicamentosa e/ou dieta específica para Yorkshire podem ser opções. Pode ainda cortar os pêlos das pontas das orelhas, para ficarem mais leves ou massajá-las para estimular a sua musculatura.

Ana Matias

Médica Veterinária

Published by Ana Matias

Experiência Terminou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela Universidade do Porto (ICBAS) em 2014. Desde então tem-se dedicado à Clinica de Animais de Companhia, com especial interesse nas áreas de Imagiologia, Reprodução Animal e Oncologia Clínica. Pós-graduada e certificada a nível europeu em Diagnóstico por Imagem pela ESPVS. A minha relação com os cães Desde sempre que não sei existir sem a presença destes animais. Ensinaram-me a admirá-los, respeitá-los e amá-los ao ponto de me darem força para me tornar na pessoa que sou hoje profissionalmente e a nível emocional. A Dora é a menina que me acompanha faz 8 anos, uma verdadeira rafeira de raça, como costumo dizer :) Enche-me os dias e o coração.