O cão é, sem dúvida, o melhor amigo do Homem! E a partir do momento que temos um “cãopanheiro” (ou mais), a nossa vida muda para melhor. Já está mais que provado que um cão faz bem à saúde! Aprenda neste artigo 7 benefícios deste animal de estimação.

O nosso cão faz-nos:

1. Aumentar a atividade física

Não são só os passeios higiénicos. Há as saídas ao parque/praia e outras atividades ao ar livre. E mesmo em casa, há brinquedos e treinos. O nosso cão vai tornar-nos mais ativos e promover o exercício físico. Há vários exercícios que pode fazer com o seu cão.

2. Conhecer pessoas

É mais fácil “pormos” conversa com alguém com um cão do que sem ele. Os cães funcionam como promotores de interacção social, pois sabemos que aquela pessoa tem um interesse em comum e sentimo-nos, assim, mais “à vontade”.

3. Melhorar a nossa saúde

Para além de promoverem a nossa atividade física, estudos revelam que os cães fazem ainda mais pela nossa saúde. Regulam a nossa pressão sanguínea, colesterol e stress. Acariciar o seu animal de estimação durante 15 minutos vai fazer com que o seu cérebro liberte substâncias que o vão fazer sentir-se melhor. Tutores de cães têm menor probabilidade de sofrer doenças e de precisar de medicação.

E quanto à relação entre crianças e cães, mais estudos vêm indicar benefícios. Crianças que crescem com um cão na família possuem menor probabilidade de ficar doentes. E quando têm de realizar tratamentos, lidam melhor se tiverem um companheiro canino. O convívio entre ambos trás à criança, companhia, conforto, suporte emocional e aumento da autoestima.

4. Companhia

Outro nome usado para animal de estimação é animal de companhia. É uma das razões que leva muitos tutores a adoptar um cão: reduzir a sensação de solidão. Sem dúvida, são excelentes companheiros e confortam  as pessoas que vivem sozinhas. Não esquecendo também a maior facilidade em “fazer amigos”.

5. Aprender

Não são só os nossos cães que aprendem connosco. Nós vamos aprender com eles, todos os dias. Treinar exige tempo, esforço e (muita) paciência. Com eles vamos melhorar estas competências que são úteis para vários aspectos da nossa vida. Vão ensinar-nos a apreciar as pequenas coisas da vida.

Os cães também ensinam às crianças o sentido de responsabilidade. Atribuir uma tarefa, como dar a sua ração favorita, mimar com biscoitos, passeá-los ou escová-los (sempre com supervisão) vai encorajar competências importantíssimas na criança.

6. Melhorar o estado emocional

Os cães podem ajudar pessoas a recuperar de um trauma, como o luto. Também pessoas com problemas de saúde mental beneficiam com a presença de um cão.

E estudos recentes confirmam o apoio emocional que os animais de estimação tiveram durante os confinamentos na pandemia COVID-19. Tutores de cães demonstraram menor taxa de depressão e atitude mais positiva.

7. “Guarda” constante

Há ainda aqueles cães que vão mais longe.

Os cães de assistência ajudam o seu tutor ao antecipar ataques de epilepsia ou hipoglicémia. Há também outros cães que conseguem fazer a detecção de alguns tipos de cancro ainda antes de outros meios auxiliares de diagnóstico.

Adopção responsável

Agora que já sabemos os benefícios de se ter um cão como animal de estimação, é importante pensar bem no assunto. Ser tutor implica trabalho e dedicação e é um compromisso para a vida. O seu cão vai depender de si e é cada vez mais tido como um elemento da família. Por isso, avalie se tem todas as condições para o receber em casa.

Garanta o espaço adequado, verifique o orçamento familiar e garanta que todos os elementos da família estão empenhados para cuidar do novo companheiro.

Joana Antunes de Almeida

Médica Veterinária dedicada ao Comportamento e Bem-estar Animal