Quais são os sinais de atopia em cães?

Esta doença caracteriza-se por um prurido intenso e muitas vezes aparecem lesões de pele secundárias (alopecia peri-ocular e labial, canal auditivo descamativo, vermelhidão a nível das zonas axilares e abdominais, etc). Mas é na maioria das vezes, a “comichão” que leva o tutor a procurar ajuda. Estes sinais podem ser sazonais – se a alergia for maioritariamente a pólens, por exemplo, ou não sazonais, no caso de alergia a pó e a ácaros em animais com mais acesso ao interior da casa.

Normalmente, juntamente com atopia canina, os cães têm também muitas infecções de pele secundárias, por Malassezia e/ou Staphylococcus que pode levar a um agravamento da sintomatologia.

Como se realiza o diagnóstico?

O diagnóstico é realizado por um conjunto de 3 fatores:

  • História Clínica
    • Idade de ínicio de sintomatologia;
    • Sazonalidade da sintomatologia;
    • Prurido sem alterações dermatológicas ao início;
    • Problema hereditário ou Predisposição de raça (Westies, Golden ou Labradores Retriever, Pastor Alemão, Boxer, Bulldogue Francês, Bull Terrier, Shar Pei,…);
    • Resposta positiva a glucocorticóides.
  • Critérios Clínicos Característicos (quando 5 em 8 correspondem, temos 80% de probabilidade de se tratar de atopia canina)
    • Início de sintomatologia antes dos 3 anos;
    • Cães que vivem maioritariamente indoor;
    • Prurido responsivo a glucocorticóides;
    • Prurido sem alterações dermatológicas;
    • Afecção dos membros anteriores;
    • Afeccção do canal auditivo;
    • Zona dorsolombar não afectada;
    • Margem das orelhas não afectada
  • Exclusão de outras doenças com apresentação clínica semelhante:

Para descartar estas doenças, normalmente, são realizados alguns exames dermatológicos – como raspagens de pele, tricogramas, citologias de pele e auriculares, e por vezes, biópsias serão também necessárias.

Em atopia canina não se deveria realizar nem testes serológicos, nem testes de sensibilidade intradérmica para diagnóstico. Isto porque – grande parte dos cães saudáveis poderão ser mais sensíveis a alergéneos ambientais e dar positivo nestes testes, sem terem alergia mesmo. E por outro lado, muitos cães com sintomatolgia de atopia têm estes testes negativos – são um grupo descrito como “atopic-like dermatitis”.  Estes testes deveriam ser usados apenas para identificar alergéneos a serem usados em imunoterapia e dessensibilização.

Existe tratamento para a Atopia Canina?

Como é uma doença crónica multifatorial, requer tratamento multimodal para se diminuir o prurido e a inflamação para que não se desenvolvam esses sinais clínicos. Já existe uma grande variedade de medicação disponível, incluindo imunoterapia.

O seu Médico Veterinário será a pessoa indicada para preparar e indicar o tratamento completo, consoante as apresentações clínicas que tiver.

Não nos podemos esquecer, no entanto, que a chave de sucesso é a paciência dos tutores combinada com o tratamento sintomático 🙂

Quais os cuidados a ter com a alimentação de um cão atópico?

A base da dieta dos patudos que têm esta doença, deve ser uma ração de elevada qualidade, preferencialmente prescrita pelo Médico Veterinário habitual.

É importante que seja rica em ácidos gordos (ómegas 3 e 6) para fortalecer a pele e o pêlo, reduzindo também a inflamação e consequentemente os sinais clínicos como a comichão e vermelhidão. Tornam-se excelentes opções as rações de salmão.

Outra forma de suplementar a dieta habitual com ómegas é introduzir o óleo de salmão, como um delicioso topping 🙂

Ana Pinto

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Published by Ana Pinto

Experiência Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD em 2014. Realizou vários estágios em Portugal, Inglaterra e Espanha, exercendo Clínica de Animais de Companhia desde 2015. As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida desde sempre e não a consigo imaginar sem eles! Quer na vida pessoal, quer na vida profissional. É impossível não nos contagiarem com a sua felicidade pura! São realmente, a cura de todos os males :)

Leave a comment