Sabe até que idade crescem os cães? O crescimento dos patudos não é todo igual, sendo que uns podem atingir o seu tamanho adulto mais cedo e outros mais tarde. Fique a conhecer as variantes.

Porque é importante saber até que idade crescem os cães?

Pode ser útil especialmente se temos um cachorro sem raça definida ou se não conhecermos os pais.

Se procura um patudo de determinado porte, saber até que idade crescem os cães pode dar-nos uma informação acerca do seu tamanho adulto.

Assim, desconhecendo o porte do animal, acompanhar o seu desenvolvimento e saber até que idade poderá crescer, é útil.

Por exemplo, o tutor consegue ir-se organizando quanto ao espaço, alimentação (até quando dar a ração para cachorros depende do porte do cão), tempo que deve dedicar em passeios, e outras variantes que podem ser condicionadas pelo porte do animal.

Saber até que idade crescem os cães pode dar-nos informação acerca da saúde e desenvolvimento do nosso cachorro.


Sabendo qual o porte que deve ter em idade adulta, podemos ir avaliando o seu crescimento por idade, refletindo-se assim o crescimento no seu estado de saúde e nutricional.

Quais os fatores que condicionam o desenvolvimento?

São vários os fatores que afetam o desenvolvimento dos patudos, entre os quais:

Nutrição

A alimentação que os cachorros têm numa fase inicial e da mãe quando está prenha pode influenciar o seu crescimento.

É muito importante, especialmente durante a gravidez e fase de desenvolvimento dos cachorros, garantir que fazem uma alimentação adequada e equilibrada. Personalize aqui a ração para o seu cachorro.

Estado de saúde

Animais doentes ou que estiveram gravemente doentes durante o seu desenvolvimento podem sofrer alterações no crescimento.

Por exemplo, cachorros que ficam gravemente doentes podem desenvolver-se de forma mais lenta ou ficarem mais pequenos.

Porte

Os cães de porte maior tendem a sofrer um desenvolvimento mais lento e crescer durante um maior período de tempo;

Raça

Pode-se considerar estar diretamente influenciada pelo porte do cachorro.

Genética

Ainda que sejam da mesma raça, o tamanho dos pais pode influenciar o desenvolvimento dos cachorros.

Afinal até que idade crescem os cães?

Como já vimos existem diferentes variantes para definir até quando crescem os cães, no entanto, de uma forma geral podemos considerar:

Cães de porte pequeno

Começam a abrandar o seu crescimento por volta dos 8 a 10 meses de idade, atingindo nesta altura aproximadamente o seu peso adulto.

Podem, ainda assim, crescer um pouco mais até ao ano de idade.

Por exemplo, os yorkshire terrier e os pinscher atingem o seu tamanho e peso de adulto por volta dos 8 meses de idade.

Cães de maior porte

Desenvolvem-se a um ritmo mais lento, sendo que durante os 8 a 9 meses de idade ocorre o principal desenvolvimento do esqueleto.


No entanto só terminam o seu crescimento entre os 18 e os 24 meses.

Por exemplo, o dogue alemão atinge o seu tamanho adulto por volta dos 2 anos de idade, e os pastores belga por volta do ano e meio.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Published by Patrícia Azevedo

Experiência Frequentou o Mestrado Integrado em Medicina Veterinária pela UTAD, tendo concluído posteriormente o curso no ICBAS (Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar. Realizou vários estágios em Clínica de Animais de Companhia trabalhando agora nessa mesma área . As suas principais áreas de interesse são Medicina Interna e Cirurgia. A minha relação com os cães Os cães sempre fizeram parte da minha vida e do meu percurso profissional. Desde pequena o sonho era ser veterinária e ter um cão, até que com 11 anos o Rover se tornou o novo membro da família e a inspiração para ser médica veterinária que hoje em dia recordo com muito amor e carinho. Agora a minha melhor amiga é a Dama uma patuda rafeira que me enche o coração. Os cães são das melhores alegrias que podemos ter, sorte de quem tem um patudo na sua vida!

Leave a comment