1. Dar ouvidos ao seu Médico(a) Veterinário(a) assistente

O seu Médico Veterinário é a melhor pessoa com quem discutir o plano de saúde e prevenção do seu cão. Nele estarão incluídas as vacinações, desparasitações e prevenções adequadas ao estilo de vida do seu companheiro de 4 patas, idade, raça, zona onde vivem, entre outras especificidades.

2. Apontar tudo num calendário

No meio da azáfama da rotina, é fácil esquecer ou baralhar as datas da toma de determinados medicamentos, procedimentos e consultas de rotina. Assim, deverá escrever tudo num calendário físico (na porta no seu frigorífico ou outro local que aceda frequentemente) ou na agenda do seu telemóvel/computador, se for mais fácil para si. A última opção tem a vantagem de poderem ser ativados lembretes e repetições periódicas do mesmo evento, úteis no caso das desparasitações ou prevenções de rotina.

3. Exercício físico

Corpo são, mente sã. Esta é uma máxima que deve ser seguida também pelos nossos animais. O exercício é fundamental para o bem-estar e saúde dos nossos cães. Assim, garanta que fazem exercício físico regular, adequado à idade e limitações do seu companheiro. Se não o puder fazer, contacte um serviço de treino/ALT/passeio canino que o possa ajudar.

4. Estimulação mental

A “vida de cão” pode tornar-se extremamente aborrecida para alguns dos nossos cães. Assim, utilizar a estimulação mental através do treino, jogos de faro, dispensadores de comida, escondidas, etc, são tudo excelentes formas que quebrar a rotina e a ansiedade sentida por alguns deles.

5. Alimentação de qualidade

Quer opte por uma dieta caseira ou comercial (ração), garanta que está oferecer uma dieta de qualidade e em quantidade adequada ao seu patudo. Através de uma alimentação adequada podem ser prevenidos e por vezes tratados alguns problemas de saúde.

Acima de tudo divirta-se e desfrute do seu 4 patas!
E não se esqueça, o seu Médico Veterinário assistente estará sempre disponível para o ajudar e esclarecer a cada etapa da vida do seu cão.

Inês Carvalho
Médica Veterinária

Published by Inês Carvalho

Experiência Mestrado em Medicina Veterinária pela Faculdade de Medicina Veterinária, ULisboa. Realizou estágios em Portugal e na Bélgica, onde aprofundou conhecimentos sobre nutrição clínica de animais de companhia. Atualmente a trabalhar em Clínica de Animais de Companhia. As principais áreas de interesse são a Nutrição Clínica, Medicina Preventiva e Investigação. A minha relação com os cães Cresci numa família em que o cão sempre teve grande destaque. Desde cedo que pedia aos pais "o meu cão", que só chegou quando já tinha idade suficiente, não só para brincar, mas também para arcar com a responsabilidade acrescida. Hoje em dia são 5 peludos cá em casa! Adoro o quanto me fazem rir, mesmo nos dias em que só fazem disparates..! Vivem no momento e merecem o melhor de nós :)

Leave a comment

Your email address will not be published. Required fields are marked *