Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Porque é que o meu cão uiva?

O cão uiva por vários motivos. Sabe quais? Leia este artigo e fique a saber mais sobre esta forma de comunicação do seu patudo.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O uivar, tal como outros sons como o ladrar ou rosnar, é uma forma de comunicação sonora do cão. Fique a saber porque é que o seu cão uiva.

1 – Resposta a determinados sons

Um dos motivos que pode levar o cão a uivar é em resposta a determinadas frequências sonoras. É muito comum um cão uivar quando está a passar uma ambulância ou o carro dos bombeiros com a sirene ligada. No entanto, alguns cães podem também uivar ao ouvir alguns instrumentos musicais ou certas músicas. O cão também pode uivar quando ouve outros cães nas redondezas a fazer o mesmo som. O uivo, nestes casos, geralmente desaparece quando o estímulo sonoro acaba.

2 – Causas médicas

Alguns cães podem uivar quando sentem dor ou algum tipo de desconforto. Um cão que nunca uivou e começa a fazê-lo repetidamente, em conjunto com outras alterações, tais como, estar mais parado, comer menos, etc, poderá indicar algum problema médico.

Em cães seniores, que possam ter Síndrome de Disfunção Cognitiva, além de várias alterações comportamentais e dos padrões de sono, podem também uivar sem razão aparente. Qualquer alteração de comportamento súbita, incluindo, começar a uivar, deverá ser um motivo para prestar mais atenção ao seu cão e, se necessário, procurar ajuda veterinária.

3- Devido a ansiedade relacionada com a separação do tutor

Cães que sofrem com este tipo de ansiedade podem uivar na ausência dos tutores, em conjunto com outros comportamentos: destruição de objectos, ladrar excessivo, necessidades fora dos locais habituais, etc. Neste caso, habitualmente, os tutores só percebem que o cão uiva na sua ausência porque é relatado por vizinhos.

O aconselhado nestes casos será recorrer a uma consulta de comportamento para que exista uma avaliação detalhada da situação. Em casos leves pode utilizar snacks calmantes. Mas em casos mais severos, pode ser mesmo necessário a utilização de psicofármacos, em conjunto com um programa de modificação comportamental, para que se consiga resolver o problema.

4 – Para chamar a atenção

Alguns cães podem aprender que, se uivarem, tal como quando ladram ou fazem qualquer outro som, vão ter a atenção do tutor. Assim sendo, podem usar este som para pedir comida, brinquedos ou simplesmente chamar a atenção para eles.

Qualquer raça de cão pode uivar?

Sim, qualquer raça pode fazê-lo. No entanto, existem algumas raças conhecidas por uivar com frequência, como o Husky Siberiano, Malamute do Alaska e o Bloodhound.

Joana Almeida

Médica Veterinária dedicada ao Comportamento Animal

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta