O meu cão está mais parado que o normal: principais causas
Todos nós conhecemos bem a receção efusiva que temos quando chegamos a casa e reencontramos o nosso animal de companhia, quer tenha passado muito ou pouco tempo. Mas, e se chegarmos a casa e ele estiver muito parado? O que nos poderá indicar essa mudança de comportamento? Fique a conhecer as principais causas para o seu animal se encontrar mais prostrado.
Ana Gonçalves
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Qualquer alteração de comportamento deve ser tida em conta porque pode ser um indicador de mau estar da parte do nosso patudo.
Principais causas:
- Excesso de calor: principalmente durante o Verão, o excesso de calor pode deixar o seu animal muito parado, como forma de evitar a produção de mais calor. Se o encontrar assim e o dia estiver muito quente, garanta que a temperatura dele está normal (veja aqui como medir a temperatura no seu cão), que tem uma zona fresca para se abrigar, muita água à disposição e que não está a entrar numa situação de golpe de calor. Situações de febre, podem também deixar o seu animal mais parado e devem sempre ser avaliadas por um profissional.
- Mau estar ou doença: Qualquer patologia ou dor que o seu animal sinta podem fazer com que ele fique mais quieto. Apesar de ser um sinal inespecífico nunca deve ser desvalorizado. Mesmo que não esteja acompanhado de mais sintomas, se persistir por mais de um dia, deve levar o seu animal de estimação ao Médico Veterinário. Um animal muito ativo e energético que repentinamente fica muito parado, nunca é normal e nunca deve ser desvalorizado!
- Problemas articulares: Independentemente da idade, o seu animal pode padecer de patologias articulares ou ósseas que, devido à dor ou desconforto que lhe infligem, fazem com que ele se torne mais recatado e se proteja. Mesmo que o seu animal não claudique (ou seja, não manque), esta pode ser a causa para estar mais parado e deve sempre ser descartada por um Médico Veterinário.
- Obesidade: Se o seu animal tiver excesso de peso vai, naturalmente, custar-lhe mais a locomover-se e ele vai optar por o fazer o menos possível, o que por sua vez contribui para agravar a obesidade , entrando numa espiral viciosa. Se este for o caso do seu animal, deve ser estabelecido um programa de perda de peso, com ração light e com exercício físico. Estas mudanças nunca podem ser demasiado violentas e deve ser feita uma adaptação ao animal em questão e ajustadas à medida que ele vai perdendo peso.
- Cães séniores: Se o seu animal já se encontra na idade sénior, é normal que esteja mais tempo deitado e a dormir. É importante ter uma cama bem confortável, para evitar lesões de decúbito e alimentação para sénior, a fim de prevenir doenças. Ainda assim, se o seu patudo sénior, repentinamente, começar a estar mais parado do que o normal, não desvalorize, pois pode ser sinal de que algo mais se passa. Consulte sempre o seu Médico Veterinário assistente!
Ana Cláudia Gonçalves
Médica Veterinária de Animais de Companhia