Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

O meu cão está mais parado que o normal: principais causas

Todos nós conhecemos bem a receção efusiva que temos quando chegamos a casa e reencontramos o nosso animal de companhia, quer tenha passado muito ou pouco tempo. Mas, e se chegarmos a casa e ele estiver muito parado? O que nos poderá indicar essa mudança de comportamento? Fique a conhecer as principais causas para o seu animal se encontrar mais prostrado.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Qualquer alteração de comportamento deve ser tida em conta porque pode ser um indicador de mau estar da parte do nosso patudo.

Principais causas:

  • Mau estar ou doença: Qualquer patologia ou dor que o seu animal sinta podem fazer com que ele fique mais quieto. Apesar de ser um sinal inespecífico nunca deve ser desvalorizado. Mesmo que não esteja acompanhado de mais sintomas, se persistir por mais de um dia, deve levar o seu animal de estimação ao Médico Veterinário. Um animal muito ativo e energético que repentinamente fica muito parado, nunca é normal e nunca deve ser desvalorizado!
  • Obesidade: Se o seu animal tiver excesso de peso vai, naturalmente, custar-lhe mais a locomover-se e ele vai optar por o fazer o menos possível, o que por sua vez contribui para agravar a obesidade , entrando numa espiral viciosa. Se este for o caso do seu animal, deve ser estabelecido um programa de perda de peso, com ração light e com exercício físico. Estas mudanças nunca podem ser demasiado violentas e deve ser feita uma adaptação ao animal em questão e ajustadas à medida que ele vai perdendo peso.
  • Cães séniores: Se o seu animal já se encontra na idade sénior, é normal que esteja mais tempo deitado e a dormir. É importante ter uma cama bem confortável, para evitar lesões de decúbito e alimentação para sénior, a fim de prevenir doenças. Ainda assim, se o seu patudo sénior, repentinamente, começar a estar mais parado do que o normal, não desvalorize, pois pode ser sinal de que algo mais se passa. Consulte sempre o seu Médico Veterinário assistente!

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta