Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Cuidados a ter com um cão sénior: 7 dicas para donos de cães mais velhos

Os animais também envelhecem. À medida que os anos passam, os nosso patudos também precisam de mais cuidados e atenção. Fique a conhecer como pode ajudar o seu animal a manter-se confortável e com qualidade de vida, mesmo na terceira idade!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O envelhecimento faz parte do curso natural da vida e não tem de ser propriamente uma coisa má. Contudo, em determinado momento, o seu cão poderá não ter tanta energia e poderá precisar que as aventuras que passa com ele sejam menos frenéticas.

A idade a partir da qual um animal é considerado sénior depende da sua raça e significa que o animal já completou 75-80% da sua esperança média de vida. Animais de raça miniatura a pequena (até 10kg) podem ser considerados seniores a partir dos 11 anos; raças médias (10-25kg) a partir dos 8 anos; e raças grandes a gigantes (mais de 25kg) a partir dos 6/7 anos.

Aprenda neste artigo como calcular a idade dos cães comparada com a do Homem.

Em animais mais velhos é frequente o aparecimento de determinados problemas de saúde com os quais devemos saber lidar.

Patologias associadas à idade:

  • Artrite ou artrose– inflamação das articulações;
  • Problemas cardíacos – o coração deixa de responder tão bem ao bombeamento do sangue para todo o corpo. Muitos cães séniores desenvolvem sopro cardíaco;
  • Perda de visão e audição – os órgãos sensoriais começam a degenerar;
  • Alterações cognitivas – pode haver alteração de comportamentos e perda de comandos anteriormente aprendidos;
  • Problemas hormonais – alterações prostáticas e testiculares (nos machos) e infeções de útero (nas fêmeas);
  • Neoplasias – a probabilidade de aparecerem tumores aumenta com a idade.

Dicas para manter a qualidade de vida:

  • Ração sénior– é importante adaptar a ração à condição atual do seu animal. A ração para cão sénior está formulada para cobrir as necessidades nutricionais de animais idosos e, por outro lado, também possui alguns suplementos, por exemplo para a função cognitiva ou para as articulações.
  • Cama confortável – o ninho do seu patudo deve agora ser ainda mais fofo. Deve ser suficientemente acolchoado para que as suas articulações possam estar apoiadas numa superfície macia.
  • Evite alterar a disposição dos móveis em casa – O seu cão já conhece de olhos fechados a sua casa. Mas, se ele começa a sofrer de alterações cognitivas ou perda de visão e se a disposição da casa de alterar, ele ficará perdido sem se saber localizar.
  • Coloque o bebedouro e comedouro num local mais perto do seu ninho e facilmente acessível. Com dificuldades locomotoras ou com alterações cognitivas, o seu patudo pode não se deslocar para beber ou comer.
  • Controlo de peso. Cães idosos com excesso de peso ou obesidade têm ainda maiores dificuldades no movimento, por isso é muito importante respeitar a quantidade de ração diária recomendada e alimento adequado. Nos casos em que já existe excesso de peso, torna-se fundamental controlá-lo com ração light.
  • Exercício físico controlado – é importante manter a mobilidade das articulações. Mas, atenção, não deve exagerar. Se o seu cão sofre de artrites, certamente que ao fim de muito tempo de exercício ele poderá começar a sentir dores. Por outro lado, se já existir algum problema cardíaco, isto torna-se ainda mais importante. Assim, poderá aumentar a frequência dos passeios, mas diminuir a sua duração.
  • Estimulação sensorial e cognitiva – é importante continuar o treino do seu patudo, ensinar-lhe coisas que ele possa ter vindo a esquecer, manter o contacto social com outros animais e fazer jogos com ele.

A partir desta idade, todos os patudos devem visitar o Médico Veterinário com mais regularidade, idealmente semestralmente. Deve marcar uma consulta de geriatria, na qual o Médico Veterinário se vai na descoberta e tratamento precocemente das patologias anteriormente referidas (por exemplo, através do exame físico, análises sanguíneas e de urina). Ele pode ainda aprofundar as dicas que lhe referi anteriormente.

Ana Alves

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta