Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Focinho inchado em cães: principais causas

Ter um cão com o focinho inchado pode ser assustador! Será grave? Será uma urgência médica? Continue a ler para saber mais!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quando um cão tem o focinho inchado, pode ser assustador! Será grave? Será uma urgência médica? Continue a ler para saber mais!

O meu cão tem o focinho inchado: quais as principais razões

São muitas as razões para que o seu cão possa ter o focinho inchado. Essa alteração pode surgir repentinamente ou ir acontecendo ao longo do tempo e isso ajuda-nos a perceber a causa.

Reação alérgica

É a causa mais comum de inchaço na face do animal, sendo designada por angioedema. Nestas situações, o focinho aparece subitamente inchado e não doloroso.

É normalmente causado por picadas de insetos ou ainda alergia a medicação, vacinas, alimento ou objetos, por exemplo.

Apesar de normalmente ser auto-limitante, em algumas raças braquicefálicas (bulldog francês e inglês, pug, shi tzu) pode tornar-se muito perigoso pois dificulta a sua respiração.

Para evitar uma reação alérgica a alimentos deve procurar uma ração natural adequada à fase de vida do seu cão.

Assim sendo, se tem um cão destes em casa e o vir com o focinho inchado, não deve nunca facilitar! Se notar a cara do seu cão inchar repentinamente e a piorar, consulte de imediato o seu médico veterinário.

Abcessos

Os abcessos são acumulações de pus, associados a uma infeção. Podem surgir devido a um objeto perfurante (como plantas, arames ou mordida/unhada de outro animal) ou devido a problemas dentários. Geralmente é um inchaço mais restrito, duro e quente ao toque. Pode ruturar e começar a drenar uma secreção amarelada. Em casos mais graves o cão pode ter febre e perder o apetite.

Caso o seu animal tenha um abcesso deverá contactar o seu médico veterinário pois provavelmente precisará de tomar antibiótico e pode até de precisar de limpeza cirúrgica.

Hematomas

Os hematomas são acumulações de sangue que podem surgir caso o seu cão sofra um trauma na zona da cara. Podem ser dolorosos ao toque e pode notar a pele mais escura.

Apesar de não ser uma emergência médica, o cão deve ser sempre avaliado para que o desconforto seja aliviado e os devidos cuidados sejam tomados.

Tumores

Os tumores em cães são a causa mais grave de inchaço no focinho do seu animal e é sempre diagnosticada através de biópsia.

Trata-se de um aumento focal de uma área da cara, geralmente, com um crescimento gradual.

A localização é variável de acordo com a sua origem e geralmente não é doloroso. Em casos avançados, pelo contrário, pode sangrar e dar bastante desconforto.

Quanto mais precocemente estas situações forem detetadas, maior a probabilidade de tratamento através da remoção cirúrgica ou quimioterapia.

Devo ir ao veterinário quando o meu cão tem o focinho inchado?

A resposta é sim! Se notar o focinho do seu cão inchado, deve consultar o seu médico veterinário para tentar perceber o mais rápido possível a causa e iniciar tratamento.

Ana Cláudia Gonçalves

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta