Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

6 frutas que os cães podem comer (e quais deve evitar!)

Descubra quais as frutas seguras para os cães, e quais deve evitar. Aprenda a escolher snacks saudáveis para o seu cão com a veterinária Ana Matias.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A maioria dos donos não resiste em partilhar um pouco da sua comida com o seu fiel amigo. A fruta é, por isso, muitas vezes vista como um “snack saudável” para oferecer aos cães. Antes de o fazer, é importante certificar-se que está a dar as frutas mais adequadas ao seu.

Os cães podem comer fruta?

Existem várias frutas que os cães podem comer de forma segura. Algumas delas são incluídas na formulação de várias rações para cães, devido ao seu alto teor em vitaminas, minerais, carotenos e fibras

Neste artigo vamos dar 6 exemplos de frutas que pode partilhar com o seu melhor amigo de 4 patas, e aquelas frutas que os cães não podem comer de todo.

Quais as frutas que os cães podem comer?

Os 6 frutos que os cães podem comer de forma segura são:

Como preparar as frutas para o seu cão?

Estas frutas devem ser dadas em pequenos pedaços/fatias ou mesmo esmagadas. Nos dias quentes, poderão ser congeladas e dadas como um “petisco refrescante e saudável”. Saiba como preparar uma receita de gelado para o seu cão.

A par destes miminhos deve ter sempre água disponível e alimentação adequada à fase de vida do seu melhor amigo

Que cuidados devo ter ao preparar as frutas que os cães podem comer?

Embora sejam alimentos permitidos, as frutas referidas anteriormente devem ser oferecidas considerando alguns cuidados:

  • Remoção prévia das sementes e caroços: nunca oferecer caroços aos cães, pois além do perigo de criarem lesões ao longo do trato gastrointestinal e de poderem causar possíveis obstruções, são também ricos em substâncias potencialmente tóxicas, como é o caso do cianeto. Cuidado também com cascas grossas, como é o caso da laranja e da banana.
  • Quantidade fornecida: as frutas são um aporte calórico extra relativamente à ração. São bastante ricas em açúcar, pelo que, se oferecidas em excesso, podem ser responsáveis por excesso de peso do cão, ou outros problemas na saúde. A regra básica e transversal a qualquer “snack”, é que não deverá representar mais de 10% das calorias ingeridas e que estão previstas para o dia.

Quais as “frutas proibidas” que os cães não podem comer?

Existem algumas frutas que colocam em risco a saúde dos nossos cães e por isso nunca lhes deverão ser dadas.

Dois exemplos são:

  • as uvas que podem causar insuficiência renal
  • o abacate, que contém uma substância chamada persina, que causa vómitos e diarreia.

Os citrinos, como a laranja e o limão, apesar de não serem tóxicos, devem ser evitados, pois ao aumentarem a acidez gástrica, podem provocar sinais de inflamação do estômago (gastrite), principalmente em animais mais sensíveis.

                                    Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta