Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

O meu cão tem excesso de peso. Está obeso?

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso e predispõe os cães ao aparecimento de outras doenças como diabetes. Saiba mais aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

A obesidade é caracterizada pelo excesso de peso. Existem animais mais predispostos a engordar do que outros, dependendo do seu metabolismo. A obesidade prejudica não só o bem-estar do animal, mas também a sua saúde, tornando-os propensos a patologias como as ortopédicas e diabetes, entre outros.

Obesidade – predisposições

Sabe-se que cães castrados estão mais predispostos a sofrerem de obesidade, condição que deve ser controlada com o tipo de alimentação que é fornecida. O fornecimento de comida em excesso tendo em conta as necessidades calóricas para o peso e a falta de exercício físico aumentam as probabilidades de um animal se tornar obeso. Além da alimentação há 3 pilares na relação com o seu melhor amigo: exercício, treino e comportamento.

Como identificar a obesidade num cão?

O peso por si só não é suficiente para classificar um cão como obeso. O essencial é identificar acumulações de tecido adiposo (gordura), em locais como o abdómen e a parede torácica. É importante que o Médico Veterinário, na abordagem ao paciente obeso, descarte doenças como o hipotiroidismo e o hiperadrenocorticismo (condições que predispõem ao ganho de peso).

Planos de perda de peso

Devem ser definidos junto do Médico Veterinário.

Antes de mais, é importante realizar um exame físico e realizar uma história alimentar.

Tendo em conta a dose diária de calorias ingerida pelo animal, o Médico Veterinário pode propor diminuir a ingestão calórica em 20-40%. Tudo depende do peso atual do animal e da meta a atingir, sendo que o aporte de calorias necessária à manutenção diária do animal deve ser garantido.

A proporção de hidratos de carbono e de gordura presentes na ração deve ser reduzida. Para aumentar a saciedade, a quantidade de fibra incorporada na ração deve aumentar. A proteína deve ser a principal fonte de energia, importante para manter a massa muscular magra.

Dividir a refeição diária por várias tomas e incluir um aumento da atividade física são ações que devem fazer parte do plano de perda de peso. O dono deve evitar fornecer snacks e comida extra, fora das refeições.
Todo o processo deve ser acompanhado com ajuda veterinária, cada 2-4 semanas.

A importância da alimentação

Um cão deve ser alimentado tendo em conta as suas necessidades basais. A energia metabolizável ingerida por dia deve ser a ótima para manter um peso ótimo, tendo em conta a estrutura do animal. Rações de melhor qualidade estão indicadas para evitar aumentos de peso.
Em cães obesos com os quais se está a levar a cabo um programa de perda de peso, a opção ideal é a escolha de uma ração própria para perda de peso.

Daniela Leal
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta