Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Os cães podem comer abacate?

O abacate é um alimento muito apreciado pelas suas propriedades e faz parte da dieta de muitos donos de patudos. Mas será que podemos partilhar este alimento com os nossos melhores amigos?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O abacate é um alimento muito utilizado na nossa dieta hoje em dia. E portanto, é normal pensar se podemos partilhas este alimento com os nossos melhores amigos. Mas será que os cães podem comer abacate?

Antes de decidir incluir certos alimentos na dieta do seu melhor amigo, é necessário informar-se se são seguros.

Por mais benefícios que determinados alimentos tenham na dieta dos humanos, podem não ter os mesmos nos cães, e até serem tóxicos.

Então os cães podem comer abacate?

Não é aconselhável dar abacate ao seu patudo! O abacate pode ser tóxico pois contém uma substância denominada persina que é tóxico para grande parte dos animais, incluindo o cão, apesar de ser inofensivo para os humanos.

No entanto, a persina está presente apenas no caroço, casca e folhas de abacate, sendo que na polpa do fruto não.

Por outro lado, também não é possível quantificar qual a quantidade de persina que é tolerada pelos cães e, dessa forma, não é possível definir a quantidade que o seu patudo poderia comer sem manifestar sintomas de alterações gastrointestinais.

Para além do perigo da persina, o caroço do abacate pode também ser muito perigoso caso o seu cão o engula, podendo causar uma obstrução intestinal grave.

O que pode acontecer se o meu cão comer abacate?

Como já referimos, o abacate não é de todo um dos alimentos seguros para o seu patudo ingerir.

Assim, deve preferir outros alimentos que, com certeza, são inofensivos e benéficos para eles.

No entanto, se por acaso o seu patudo comer abacate, não necessita de entrar em pânico (a não ser que ingira o caroço).

O mais provável é que caso o seu melhor amigo coma abacate não aconteça nada, ou no máximo fique com diarreia e, possivelmente, vómitos.

Se o seu cão ingerir este alimento, deve manter-se atento nas 24 a 48 horas seguintes.

Deve vigiar a existência de algum sinal fora do normal como estar mais parado, não ter vontade de comer, apresentar diarreia ou vómitos.

Caso surja algum sinal deve dirigir-se de imediato ao Médico Veterinário assistente para que o seu melhor amigo seja medicado de imediato.

Apesar de não sabermos ao certo qual a quantidade de persina que é necessário que o seu patudo ingira para manifestar sintomas de intoxicação, dado que o abacate contém essa substância, o melhor é evitar e preferir outros snacks seguros, como por exemplo, a banana e a maçã.

Lembre-se que, a dieta do seu patudo deve ser baseada numa ração premium de boa qualidade. Na Barkyn temos receitas premium adaptadas às necessidades do seu patudo. Experimente personalizar a ração para o seu cão aqui.

Patrícia Azevedo

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta