Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogTreino

Porque é que os cães comem erva?

Durante os passeios é comum ver esta situação, mas porque é que os cães comem erva? É uma situação com a qual me devo preocupar?

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quantas vezes já viu cães a comer erva durante os passeios com os donos ou até mesmo no jardim de casa? É uma situação frequente sim! Deve estar a perguntar-se: porque é que os cães comem erva afinal?

Porque os cães comem erva?

Apesar de haver poucos estudos científicos neste campo e, por isso, poucas certezas sobre o que leva os cães a comerem erva, há várias teorias:

  • Não terem uma dieta equilibrada: pensa-se que os cães podem estar a compensar a falta de fibra ou outros nutrientes;
  • Quantidade de ração insuficiente: o cão pode comer erva para tentar compensar;
  • Por aborrecimento: cães que têm poucas distrações durante o dia e ficam muito tempo sozinhos podem comer relva para se manterem mais entretidos.
  • Origem nos antepassados: foram observados cães selvagens a ter o mesmo comportamento;
  • Para “induzir o vómito“: esta teoria tem vindo a ser contrariada por alguns estudos que não o conseguiram demonstrar;
  • Apenas porque gostam do sabor e/ou da textura.

Pode ser perigoso os cães comerem erva?

Em princípio, se o cão comer pouca quantidade e não houver sinais de doença, não será motivo para preocupação.

Pode sim ser perigosa a ingestão de relva caso esta tenha sido tratada com herbicidas/pesticidas que são tóxicos. No caso de desconhecer se a relva foi ou não tratada recentemente, não deixe o seu cão comer essa relva!

Alguns cães, além de relva, ingerem outras plantas e flores que podem ser tóxicas. Nesse caso convém sempre verificar que plantas tem no seu jardim para não correr riscos (aqui pode consultar uma lista com algumas plantas tóxicas).

Quando deve procurar o médico veterinário?

Pode ser necessário o seu cão ser visto pelo médico veterinário se:

  • As quantidades de erva ingeridas forem muito grandes;
  • Houver vómitos muito frequentes a seguir à ingestão;
  • Surgirem alterações como diarreia, letargia, diminuição do apetite;
  • Acha que a comida que está a dar ao seu cão poderá não ser a mais equilibrada;
  • Caso haja ingestão acidental de relva tratada com substâncias sobre as quais não sabe o nível de toxicidade: deve procurar urgentemente um médico veterinário.
  • Caso haja ingestão de alguma planta ou flor tóxica.

Como posso impedir que o meu cão coma relva?

Se o cão come comida caseira ou uma ração de uma gama mais baixa, pode ser importante começar a dar uma comida personalizada para cães e equilibrada. Se pretender dar alimentação cozinhada e preparada por si, deve consultar um Médico Veterinário especializado em nutrição. Assim será prescrita uma dieta equilibrada consoante as caraterísticas do seu cão.

Se o seu cão fica muito tempo sozinho e sem fontes de entretenimento, deve deixá-lo com vários brinquedos (ir alternando-os, para que seja mais estimulante), dispensadores de comida e, sempre que possível, brinque, passeie e passe um bom tempo diário com ele.

Em alguns casos poderá ser difícil impedir este comportamento, principalmente se a ingestão for apenas porque o cão gosta do sabor da relva.

Muitas são as teorias para a ingestão de erva e a verdade é que é um comportamento algo comum. Se tiver alguma dúvida em relação a este comportamento no seu cão fale com o seu médico veterinário.

Joana Silva

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta