Alimentação variada: ração e comida caseira para cães
Uma alimentação equilibrada é fundamental para o bem-estar, a saúde e a condição física do seu cão.
Filipa Calejo
VeterináriaSaiba o que o seu cão deveria estar a comer...
Experimente sem compromisso
Ultimamente tem-se observado uma crescente preocupação com alimentação animal, e um aumento na procura de alimentos naturais e saudáveis.
Posso preparar comida caseira para o meu cão?
Sim, mas deverá consultar com o seu médico veterinário para saber se existe alguma restrição ou cuidado especial que deverá ter.
Se der uma ração premium para cães ao seu patudo, provavelmente já não terá necessidade de lhe dar mais comida extra, uma vez que, uma ração de boa qualidade já oferece todos os nutrientes necessários ao seu patudo.
Caso opte por dar uma alimentação caseira é importante informar-se relativamente à quantidade diária e à porção dos alimentos (quantidade de proteína, cereais, legumes e frutas) para garantir uma alimentação equilibrada.
Oferecer comida cozinhada definitivamente não é dar restos da nossa comida. E não é dar apenas frango, arroz branco e cenoura – esse tipo de “dieta” conduz a problemas de saúde causada por deficiências nutricionais importantes, como vitaminas, minerais ou outros suplementos.
Deve também ter cuidado para saber quais os alimentos que os cães podem ou não comer, dado que alguns dos nossos alimentos podem ser tóxicos para os patudos.
É muito importante relembrar que dietas cozinhadas requerem regras bem definidas e aconselhamento veterinário nutricional para que seja considerada “adequada” ao seu patudo.
Qual a vantagem e desvantagem de uma alimentação caseira?
Vantagem:
- Alimentação saudável, isenta de corantes e conservantes, no entanto, optando por uma ração natural para cães também consegue os mesmos benefícios.
Desvantagem:
- Tempo de preparação;
- Economicamente pouco viável
- Necessidade de acompanhamento nutricional constante e permanente;
Posso alternar entre comida caseira e ração?
Sim, não esquecendo que é sempre importante garantir uma alimentação equilibrada tanto a nível nutricional como em quantidade.
Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia