Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

BlogSaúde

Heterocromia: quando o seu cão tem um olho de cada cor

A heterocromia é uma condição relativamente comum em cães: o animal tem um olho de cada cor ou tem várias cores no mesmo olho.

Experimente sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

Experimente sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

O que é a heterocromia?

A heterocromia é o nome dado à alteração da coloração dos olhos. A coloração da íris é dada por deposição da melanina e a heterocromia acontece quando há um excesso ou falta de melanina. A heterocromia pode ser total quando um olho tem uma cor e o outro olho tem outra, ou parcial quando o mesmo olho tem cores diferentes. Embora se possa pensar o contrário, a heterocromia não afeta a acuidade visual.

A cor do pêlo do patudo pode influenciar a probabilidade dele ter heterocromia: Cães com muito pêlo branco perto da cabeça, têm maior probabilidade de ter os olhos de cores diferentes. Além disso, os patudos cuja pele em volta dos olhos é branca, também podem ter heterocromia.

Causas da heterocromia

Normalmente a heterocromia canina é hereditária e congénita, ou seja, é uma condição genética transmitida pelos pais e o cão já nasce com esta alteração. Pode também ser adquirida, ou seja, surgir na vida após lesões traumáticas, patologias como uveíte, glaucoma ou situações tumorais.

Sintomas e sinais de heterocromia

O principal sinal observado nos cães com heterocromia é o olho de cada cor ou o mesmo olho ter mais que uma cor. Pode ser observado em cachorro caso seja uma condição hereditária ou em adulto após alguma patologia e, neste último caso, irão ocorrer outros sinais também secundários à causa.

Raças com tendência à heterocromia

A heterocromia total canina acontece mais em algumas raças como é o caso do Husky Siberiano, Dálmata e Pastor Australiano.

Encontre aqui a melhor ração para o seu Husky.

A heterocromia parcial canina é mais comum em raças como o Border Collie e o Dogue Alemão.

Encontre aqui ração personalizada para Border Collie.

Quando hereditária e congénita, a heterocromia não passa de uma característica do animal, sem trazer consequências para a saúde. Se, pelo contrário, notar alteração na cor dos olhos do seu cão ao longo da sua vida, esta situação deve ser vista pelo Médico Veterinário habitual a fim de se perceber a causa.

Joana Silva

Médica Veterinária

Adeus queda de pelo. Adeus odores fortes das fezes e gases.

Receba 1 livro grátis com 3 receitas de suplementos simples e saborosos, feitos com ingredientes da sua despensa

Clique aqui e descarregue o livro gratuitamente