Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Hérnias discais em cães de raça Teckel

O Teckel é uma raça condrodistrófica (coluna comprida e patas curtas) com uma elevada prevalência de hérnias discais. Saiba mais sobre o assunto aqui.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Como é constituída a coluna vertebral?

A coluna vertebral é constituída por pequenos ossos – as vértebras, que circundam e protegem a medula vertebral. Entre as vértebras encontram-se os discos intervertebrais, cujo a função é amortecer o impacto entre elas.

Disco vertebral é constituído por:

  • Parte externa – anel fibroso;
  • Parte interna, de consistência gelatinosa – núcleo pulposo.

O que é uma hérnia discal?

É um deslocamento do disco vertebral sobre o ligamento dorsal e a medula vertebral, que ocorre devido a uma pressão induzida nessa zona.

Existem vários tipo de hérnias discais?

Sim, podemos classificá-las em 2 tipos:

  • Tipo I – o núcleo pulposo sofre um processo de mineralização e calcifica. Pode resultar de movimentos bruscos ou ocorrer de forma espontânea, provocando uma deslocação do núcleo pulposo, que agora se encontra mais duro (devido à calcificação) para fora do anel fibroso. Quando o deslocamento é dorsal, há uma compressão do ligamento longitudinal dorsal que é particularmente rico em nervos sensitivos provocando uma dor intensa;
  • Tipo II – é um processo degenerativo e de carácter mais lento. O anel fibroso sofre um colapso e desloca-se dorsalmente. É uma condição crónica que conduz a dor e compressão medular. Mais frequente em raças grandes. Encontre aqui ração personalizada para raças grandes.

Qual tipo de hérnia mais comum nos Teckel?

Os cães de raça Teckel são condrodistróficos, ou seja, com uma coluna vertebral muito comprida, estando mais predispostos as hérnias discais tipo I, que geralmente afetam a zona toracolombar (dorso).

Encontre aqui a melhor ração para o seu Teckel.

Quais os sinais clínicos que pode apresentar o meu Teckel em caso de hérnia discal?

Como geralmente é um processo agudo, o sinal mais representativo é a dor intensa. Pode estar mais sensível ao toque, principalmente na zona da hérnia.

Apresentar relutância ao movimento, evitar subir/descer escadas. Pode ainda sofrer alterações neurológicas como fraqueza, incapacidade de movimento, dificuldade a urinar ou a defecar.

Com que idade podem surgir as hérnias?

Entre os 2-6 anos. No entanto nos Teckel pode ocorrer mineralização do núcleo pulposo nos primeiros meses de vida e desenvolverem hérnias entre 1-2 anos de idade.

O que devo fazer se suspeitar que meu Teckel tem um hérnia discal?

Evitar movimentos bruscos de forma a não agravar a dor. Ter um cuidado especial na manipulação do animal porque pode apresentar um comportamento agressivo devido à dor intensa. Levá-lo ao seu Médico Veterinário com maior brevidade, de forma a prevenir uma evolução rápida e negativa da condição.

Como é realizado o diagnóstico?

O Médico Veterinário realiza um exame neurológico para avaliar a severidade da hérnia. O raio-x é importante para descartar lesões óbvias como fraturas e luxações vertebrais e a presença de calcificações e/ou colapso entre o espaço vertebral, que aumentam a suspeita de hérnia. No entanto, o diagnóstico definitivo é realizado por ressonância magnética (RM) ou tomografia axial computorizada (TAC), essencial em caso de tratamento cirúrgico.

Existe tratamento?

Sim, a abordagem terapêutica varia de acordo com a severidade da hérnia e a dor do paciente – tratamento médico ou tratamento cirúrgico.

Deverá ser internado?

Num fase inicial é aconselhado o internamento para um melhor controlo da dor, com medicação injetável e repouso em jaula, de forma a limitar os movimentos.

O tratamento cirúrgico é sempre obrigatório?

Não, nem todos os animais são candidatos cirúrgicos, o critério varia de acordo com as alterações neurológicas e a intensidade da dor. Animais que não ambulatórios (que não andam) têm melhor taxa de recuperação após o tratamento cirúrgico.

Em que consiste o tratamento médico?

Controlo de dor e da inflamação através de medicamentos como anti-
inflamatórios não esteroides ou anti-inflamatórios esteroides, relaxantes
musculares e analgésicos e repouso.

Deverá realizar sessões de fisioterapia?

A fisioterapia poderá ser benéfica na recuperação, existindo várias alternativas de acordo com prescrição do médico:

  • Packs de gelo para aliviar a inflamação;
  • Massagens e estimulação sensorial;
  • Acupunctura veterinária.

Poderá voltar a ter uma vida normal?

Geralmente é recomendado um período de 3 semanas de repouso, com recuperação gradual da atividade física normal.

Posso evitar que meu Teckel tenha uma hérnia discal? Como?

  • Evitar saltos e movimentos bruscos;
  • Evitar uso de coleira para não aumentar a tensão cervical – preferível a utilização de peitoral;
  • Controlar a quantidade e a qualidade da ração fornecida – o excesso de peso aumento o risco de doença do disco vertebral.

Filipa Calejo
Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta