Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogSaúde

Em que consiste o exame físico em cães?

O exame físico em cães é precedido por uma série de perguntas que são tão ou mais importantes do que a avaliação física em si. Saiba mais neste artigo!

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Quando leva o seu cão ao veterinário, observa que o exame físico canino é sempre precedido por uma serie de perguntas (anamnese), que são tão ou mais importantes do que a avaliação física em si. A realização da anamnese, exame físico detalhado e o uso de exames complementares de diagnóstico auxiliam na deteção precoce de diversas patologias. Mas afinal, em que é que consiste o exame físico em cães?

Importância do exame físico em cães

A realização de um exame físico em cães, no decorrer de uma consulta, é necessário por inúmeros motivos:

  • Os cães não verbalizam queixas, nem nos dizem qual a estrutura ou órgão do corpo que está comprometido;
  • O exame físico geral é fundamental quando a história clínica é vaga e inespecífica;
  • Muitas vezes, a queixa principal não está diretamente relacionada com o sistema comprometido;
  • O exame físico canino permite avaliar, rotineiramente, o estado geral de saúde do cão e diagnosticar quaisquer alterações precocemente.

O que é avaliado no exame físico em cães?

Um exame físico de rotina envolve a avaliação de vários parâmetros:

  • Nível de consciência: Alerta (normal), diminuído (deprimido, apático), aumentado (excitado).
  • Postura e locomoção: Normal ou anormal (sugerindo dor localizada, fratura, luxação ou doenças neurológicas). O cão deverá ser observado em repouso e, em seguida, em movimento.
  • Condição corporal: Obeso, gordo, normal, magro ou caquético.
  • Condição da pele e pelo: Estado geral do pelo e pele. Verifica-se por exemplo a presença de ectoparasitas- carraças, piolhos, pulgas.
  • Parâmetros vitais: Auscultação cardíaca, auscultação pulmonar, temperatura retal.
  • Mucosas: mucosas palpebrais, bucal, nasal, vulvar. Verifica-se por exemplo se as mucosas se encontram anémicas ou ictéricas.
  • Linfonodos: mandibulares, retrofaríngeos, pré-escapulares, poplíteos e os inguinais superficiais. Verifica-se por exemplo se existe dor à palpação, aumento de volume ou temperatura.

Quando é que se recomendam exames adicionais?

Os cães nem sempre manifestam o que sentem, e como resultado, uma patologia poderá estar presente, de forma silenciosa. Para complicar ainda mais, alguns cães escondem sinais de doença subclínica (doença em fase inicial que apenas causa sintomas mínimos).

Alguns sinais de alerta podem ser detetados pelo médico veterinário durante um exame físico de rotina. Isto leva à recomendação de mais testes auxiliares de diagnóstico, como análises ao sangue, urianálise, raio-x ou ecografias.

Se uma doença for detetada antes do cão mostrar sinais, muitas vezes podem ser tomadas medidas para gerir ou corrigir o problema antes de ocorrerem danos irreversíveis, melhorando assim o prognóstico. Além disso, a deteção e tratamento precoce é frequentemente mais barato, em relação a custos, do que esperar até que uma doença avance de forma a afetar a qualidade de vida do seu cão.

Exames auxiliares de diagnóstico, são particularmente importantes no cão geriátrico, uma vez que há uma maior probabilidade de existir uma doença subjacente.

Como se preparar para o exame físico do seu cão

Antes da consulta do seu cão, prepare-se com algumas informações básicas, tais como o tipo de alimento que seu cão come, medicamentos e suplementos que seu cão toma e há quanto tempo, e se alguém na família tem notado quaisquer problemas. Este é também o momento em que deve tomar nota de dúvidas ou preocupações que possa ter em relação à manutenção da saúde do seu cão.

 

Em contexto de consulta, realizar uma boa anamnese e um exame físico canino completo, é fundamental para se obter uma avaliação clínica correta. Portanto, é de importância vital consultar regularmente um médico veterinário para que seja possível obter um diagnóstico precoce de certas patologias ou simplesmente de forma preventiva, por exemplo, através de uma correta avaliação física e nutricional.

Ana Mota Ribeiro

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta