Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogAlimentação

Como manter o peso ideal do meu cão?

A manutenção do peso ideal é de extrema importância, sobretudo por questões de saúde e qualidade de vida.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Neste tema os cães são semelhantes ao ser humano: há animais com mais facilidade em engordar do que outros, seja pela sua genética, metabolismo ou pelo estilo de vida. O excesso de peso e obesidade são responsáveis por variados problemas de saúde nos nossos cães.

Como avaliar a condição corporal?

A avaliação da condição corporal é tão ou mais importante que a avaliação do peso. A avaliação corporal de um animal é definida de 1 a 9, sendo que 1 representa caquexia e 9 obesidade extrema. A condição corporal ideal está entre o 4 e o 5. Para avaliar a condição corporal, é necessário ter em conta as seguintes informações:

  • Palpação fácil/difícil das costelas;
  • Palpação fácil difícil das vértebras;
  • Acumulação de gordura nas costelas;
  • Cintura visível/não visível;
  • Massa muscular presente/ausente;
  • Abdómen dilatado/não dilatado;

Quais as raças mais predispostas à obesidade?

(Veja mais informação sobre obesidade e fatores predisponentes aqui.)

Quais os hábitos diários que promovem o excesso de peso?

  • Falta de atividade física (sedentarismo);
  • Alimentação em excesso;
  • Alimentação rica em gordura e hidratos de carbono (rações com percentagens elevadas destes componentes).

Como adotar hábitos diários que mantenham o peso ideal?

  • Alimentação saudável e nutricionalmente equilibrada: A quantidade de hidratos de carbono e gordura presentes devem ser reduzidas tendo em conta a atividade diária do animal. O ideal é selecionar uma ração light, que tenha um equilíbrio entre proteína e hidratos de carbono, rica em fibra e baixo teor em gordura;
  • Exercício físico diário: pode ser através de passeios diários de 1 hora, corridas na praia de 20 minutos ou através de jogos em casa que envolvam movimento;
  • Ajustar a quantidade de ração diária e os extras fornecidos consoante a atividade daquele dia: todas as rações têm informação sobre a quantidade diária que deve ser administrada. Contudo é necessário fazer alguns ajustes tendo em conta a necessidade energética diária. Se o cão passou o dia todo em repouso vai precisar de comer menos nesse dia, por exemplo;
  • Snacks baixos em gordura e extras saudáveis;

Se a obesidade já estiver presente: Como iniciar um programa de perda de peso?

Para iniciar um programa de perda de peso é necessário estabelecer qual o peso que se quer atingir e em quanto tempo. Essa informação pode ser obtida com base na avaliação corporal e nas medidas corporais retiradas ao animal.

Regra geral, os programas de perda de peso devem ser estipulados para 4 a 6 meses (para atingir o objetivo). Semanalmente deve ser perdido cerca de 2% do peso, variando caso a caso.

O cão deve ser pesado mensalmente para serem efetuados ajustes no plano e para que se perceba se o objetivo está a ser ou não cumprido.

Este tipo de plano deve ser ser acompanhado pelo seu médico veterinário habitual!

Escolha alimentar e exercício físico

Tanto a restrição calórica como o exercício físico são importantes na manutenção do peso ideal. Contudo, estudos científicos recentes apontam para a eficácia da restrição calórica face ao exercício físico em cães.

Daniela Leal

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta