Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

É perigoso o meu cão beber água do mar?

Passeios perto do mar podem ser programas atrativos para si e para o seu cão! Contudo, podem tornar-se perigosos se alguns cuidados não forem tomados. Leia e fique a saber mais.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Os passeios com o seu cão pela praia, junto do mar, podem ser bastante divertidos. Existe um Mundo novo para explorar e conhecer, desde a areia às ondas, que chamam a atenção do seu patudo!

Os cães são muito curiosos e gostam de ter experiências novas, o que requer alguma atenção da parte do tutor para que tudo corra bem.

Além de quererem nadar e divertir-se na água salgada, alguns cães acabam por ingeri-la. Existe problema?

Assim como acontece com as pessoas, a ingestão de pouca quantidade de água salgada, geralmente, não acarreta nenhuma complicação. Pelo contrário, ingestão de volumes maiores conduz a um desequilíbrio eletrolítico pela elevada concentração de sódio que existe na água do mar. O cão pode vivenciar confusão mental, letargia, tremores, vómitos ou até mesmo convulsões, existindo necessidade de ser avaliado urgentemente pelo Médico Veterinário.

Em alguns casos, se a água salgada estiver contaminada, dão-se episódios de intoxicação com vómito e diarreia, que requerem também tratamento adequado.  As algas presentes na água salgada, mesmo as microscópicas que não conseguimos ver a olho nu, podem libertar toxinas e tornarem-se perigosas se ingeridas.

Tudo deve ser vigiado pelo tutor! Nunca deixe o seu cão matar a sede com água do mar! Leve sempre consigo água potável, preferencialmente fresca, nos passeios pela praia, de forma a manter a hidratação do seu patudo constante!

Pelo outro lado, existem já alguns tratamentos Médico-Veterinários considerados benéficos recorrendo à água salgada de origem controlada. A eficácia da água do mar deve-se à sua diversidade de nutrientes e demonstrou-se em casos de problemas gastrointestinais, respiratórios e até oncológicos.

Como qualquer outro tratamento, a terapia com recurso a água do mar, deve ser supervisionada e controlada pelo Médico-Veterinário. É importante respeitar a opinião e indicações do especialista Veterinário para obter o maior sucesso  🙂

Ana Matias

Médica Veterinária

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta