Está a dar a comida certa ao seu cão?

BlogLifestyle

Como habituar um cão a dormir sozinho?

Quando trazemos um cão para casa, a primeira grande questão é “Como o vamos deixar a dormir sozinho?”. É de partir o coração quando os ouvimos chorar durante a noite, pela primeira vez numa nova casa. No entanto, há formas de contornar a situação e é fundamental habituá-los ao seu espaço! Se está nesta situação, este artigo é para si.

-20% para experimentar sem compromisso

Saiba o que o seu cão deveria estar a comer...

-20% para experimentar sem compromisso

Descobrir receita
Descobrir receita

Dormir sozinho ou acompanhado?

Acaba por ficar ao seu critério se prefere que o seu cachorro durma consigo ou no seu espaço. No entanto é importante que tenha em mente que a partir do momento em que lhe permite ter acesso à sua cama, não há volta a dar pois o seu cachorro não irá perceber o porque de uns dias poder dormir consigo e noutros não. Não se esqueça, consistência é fundamental com os nossos patudos!

Dormir sozinho

Para habituarmos o nosso patudo a dormir sozinho é importante que tenha um ambiente agradável e acolhedor. A cama deve ser proporcional ao tamanho do cão, de forma a que ele se possa esticar à vontade e se sentir confortável durante toda a noite.

É normal que nas primeiras noites manifeste o seu desagrado em estar sozinho, ganindo. Evite dar importância (falando ou fazendo festas) para que ele acabe por desistir desse comportamento. No entanto, caso veja que o seu patudo está muito aflito mostre-lhe que está tudo bem, mas evite reforçar positivamente esse comportamento.

Brinquedos durante a noite

Para que o seu patudo fique mais tranquilo sozinho durante a noite deixe-lhe disponíveis formas de entretenimento, brinquedos ou jogos de estimulação mental. Assim estará distraído durante algum tempo, bem como se irá cansar mais rápido para poder ter uma noite calma e tranquila. Mas atenção! Não lhe deixe brinquedos que o deixem demasiado excitado!

Faça uma experiência: 1 ou 2 horas antes de dormir brinque com ele para ver se ele fica cansado. Assim, poderá colocá-lo no ninho já a dormir. Mantenha, ainda assim, alguns brinquedos disponíveis.

 

Existem imensas formas de habituar os nossos animais a dormirem sozinhos. A consistência é fundamental! Bem como nos adaptarmos ao nosso patudo bem como fazê-lo adaptar-se a nós.

Sofia Galiza

Médica Veterinária de Animais de Companhia

Está a dar a comida certa ao seu cão?

Cada cão tem necessidades únicas e precisa de uma alimentação à medida. Descubra a comida certa para o seu cão, experimente sem compromisso com 20% de desconto.

Receber oferta